Ferrari reorganiza equipes técnicas e promove troca entre engenheiros de WEC e F1

Segundo o portal italiano AutoRacer, a Ferrari vai trazer alguns engenheiros do programa dos hipercarros no WEC considerados "de primeira linha" para a F1

A Ferrari decidiu usar o sucesso no Mundial de Endurance (WEC) para ajudar na reestruturação da equipe na Fórmula 1 na tentativa de pôr fim ao jejum de títulos que já dura 17 anos. Sob o comando do diretor-técnico, Loïc Serra, mudanças importantes estão em curso, entre elas a troca de engenheiros que atuam na F1 pelos que compõem o atual programa de hipercarros nas corridas de resistência.

A informação é do portal italiano AutoRacer. Há, na verdade, muita incerteza em torno do projeto da Ferrari, que vem de uma temporada muito irregular na Fórmula 1, sem uma vitória sequer. Para completar, toda a expectativa em torno da chegada de Lewis Hamilton foi frustrada pela dificuldade do inglês em se adaptar ao carro, tanto que encerrou 2025 sem nenhum pódio — algo inédito na carreira.

Sem perspectiva de progresso, a Ferrari largou o projeto de 2025 cedo e voltou o foco para o carro seguinte, sobretudo pela mudança de regulamento, com as novas unidades de potência. Mas enquanto Serra se concentrava no motor da SF-26, a equipe de Maranello se viu constantemente em evidência em meio ao que aparentava ser uma crise interna. O chefe, Frédéric Vasseur, chegou a ver o cargo ameaçado, porém teve contrato renovado.

Mas enquanto a F1 exibia uma Ferrari em queda, o programa no WEC crescia a cada etapa, consolidando os anos de trabalho liderados por Antonello Coletta — o italiano, aliás, chegou a ser cogitado como provável substituo de Vasseur, caso o acordo com o francês não fosse adiante.

O sucesso da Ferrari no WEC não passou despercebido, e a ideia é usá-lo para resgatar a equipe na F1 (Foto: Charly López / DPPI)

Coletta permaneceu no WEC, mas os frutos gerados por lá encheram os olhos do presidente, John Elkann. Para 2026, portanto, espera-se que engenheiros que atuam no programa dos hipercarros — em particular os “de primeira linha”, conforme cita a publicação italiana — partam para a F1. É uma forma também de valorizar a experiência adquirida por eles com as vitórias conquistadas desde 2023, com destaque para as 24 Horas de Le Mans.

Outra alteração também esperada envolve John Lockwood, chefe de design de materiais. Segundo a AutoRacer, ele deixará o departamento de corridas para integrar um novo projeto da Ferrari relacionado às competições à vela, o projeto Ferrari Hypersail. Por ora, a expectativa é que o posto deixado por Lockwood seja ocupado interinamente por membros do departamento de materiais na F1.

A apresentação da SF-26 está marcada para 23 de janeiro.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Por que Hamilton já é visto como elemento chave do mercado de pilotos da F1 2027
▶️ Globo na F1: confira equipe completa das transmissões na TV aberta e no sportv

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!