Ferrari sustenta tática que irritou Leclerc em SP, mas lamenta resultado “frustrante”

Charles Leclerc se irritou, mas a Ferrari não vai dizer que se arrependeu da estratégia que escolheu para o piloto na classificação do GP de São Paulo

F1 2022, GP DE SÃO PAULO: MAGNUSSEN POLE! TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO | Briefing

A grande história da classificação do GP de São Paulo de Fórmula 1, realizada nesta sexta-feira (11), terminou sendo a primeira pole-position da carreira de Kevin Magnussen e da história da Haas. Mas a Ferrari também voltou ao olho do furacão quando escolheu abrir o Q3 com pneus intermediários para Charles Leclerc, o que irritou o monegasco. Mas o diretor-esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, bancou a escolha e apenas lamentou que não tenha dado certo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mekies explicou a decisão de colocar Carlos Sainz na pista com os pneus macios, como os outros oito pilotos das outras equipes fizeram, enquanto Leclerc foi de intermediários em buscar de uma chuva que não existia. Uma volta depois, Charles, incrédulo, parou nos boxes para mudar os pneus. Assim, ficou com o décimo posto e saiu se dizendo “extremamente decepcionado”.

“É um pouco frustrante, porque colocamos os dois carros no Q3 e, então, fomos confrontados com uma escolha difícil”, falou Mekies. “Por um lado, a equipe estava ainda secando e há a regra dourada que diz que você deve sair para a pista enquanto está seca; do outro, esperávamos chuva pesada de maneira iminente. Assim, no fim das contas, dividimos a estratégia para nossos carros”, afirmou.

Charles Leclerc larga em décimo na sprint race em Interlagos (Foto: AFP)

“Sempre soubemos que quando os carros estão saindo da pista, dependendo do momento exato da chuva, que teremos um piloto feliz e um infeliz. Foi exatamente o que aconteceu. A chuva veio um ou dois minutos tarde demais para Charles e, provavelmente, no momento certo para Carlos, que era o segundo na pista. É desse jeito mesmo: quinta e décima colocações. É o começo de um fim de semana longo”, continuou Mekies, que é o chefe das operações da Ferrari no Brasil, uma vez que Mattia Binotto ficou na Itália.

“Já tivemos muitas boas classificações neste ano, incluindo condições muito complicadas, como as de hoje, mas, neste tipo de situação possível, há sempre muito a aprender sobre as decisões certas e erradas. Certamente é algo que levamos em conta, com bons hábitos, para analisar detalhadamente com a equipe e os pilotos para sempre avaliar depois que acontece. Vamos usar o resto do dia hoje para avançar, todos juntos”, finalizou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins.

Paddockast #173: O que ainda está em jogo no GP de São Paulo da F1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.