Ferrari trabalha dinâmica e foca em suspensão em busca de ritmo de classificação em 2025
De acordo com a versão italiana do Motorsport, Loïc Serra tem trabalhado bastante nos elementos de suspensão para tirar o máximo dos pneus Pirelli em volta rápida, questão que atrapalhou o desempenho da Ferrari em classificação em 2024
Determinada a buscar o título tanto de Pilotos quanto de Construtores na temporada 2025 da Fórmula 1, a Ferrari trabalha intensamente para eliminar uma fraqueza que pesou contra em muitas corridas: o ritmo de classificação. Embora mais envolvido com o projeto de 2026, o novo diretor-técnico, Loïc Serra, trabalhou bastante na dinâmica do novo carro para que ele seja rápido em volta única.
A informação é da versão italiana do site Motorsport desta quinta-feira (9). O veículo, por enquanto batizado de projeto 677, já está em fase de montagem no departamento de corridas, que é chefiado por Diego Ioverno, depois de passar no teste de colisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e receber a homologação do chassi.
O carro de 2025, na verdade, ainda terá a mão de Enrico Cardile, que deixou indicações para o trabalho antes de se unir à Aston Martin. Diego Tondi, responsável pelo setor de aerodinâmica, Fabio Montecchi, de engenharia de projeto do chassi, e Marco Adurno, que comanda a parte de desempenho do veículo, definiram um projeto totalmente diferente da SF-24, conforme adiantado pelo chefe, Frédéric Vasseur, em dezembro último.
De acordo com a publicação italiana, o modelo deste ano se baseia nos seguintes conceitos: uma carroceria alongada na frente para afastar as aberturas dos sidepods da roda dianteira. As laterais, no entanto, não foram recuadas. Como a distância entre eixos será a máxima permitida pelo regulamento (3.600 mm), o câmbio terá uma caixa de carbono mais curta, o que permitirá a distribuição de peso prevista pelas regras, com uma disposição diferente dos macroelementos que compõem o carro.
O carro que será conduzido por Lewis Hamilton e Charles Leclerc também adotará o layout pull-rod (braço na descendente com o ponto mais alto começando no conjunto próximo à roda) na suspensão dianteira, solução para melhorar o centro de gravidade. A Ferrari usou tal sistema na parte traseira na temporada passada. Toda a operação teve o aval de Serra, que já trabalha na Ferrari desde outubro de 2024.
Loïc, aliás, é especialista em dinâmica de veículos e tem usado a experiência que possui para trabalhar nos elementos da suspensão (barras de torção e amortecedores), com o intuito de tirar o máximo proveito dos pneus Pirelli. A expectativa é que a gama selecionada para esta temporada reduza o superaquecimento e permita aos pilotos stints que exijam menos preocupação com o desgaste.
O gerenciamento de pneus em si não era um fator preocupante nas corridas, mas em muitas oportunidades, o carro mostrou dificuldades no primeiro setor e na volta de preparação e aquecimento de pneus nas sessões que definiam o grid de largada. Isso deixava Leclerc e Carlos Sainz sem aderência para o trecho final do giro, comprometendo tempo.
A Ferrari planeja o shakedown do carro de 2025 em 19 de fevereiro, um dia após o evento coletivo que a F1 realizará em Londres.
Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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