Ferrari troca bateria, e Leclerc perde dez posições no grid do GP de Abu Dhabi de F1

A Ferrari precisou trocar a bateria do carro de Charles Leclerc e, assim, o monegasco começa o fim de semana em Yas Marina no contrapé, já que vai ter de cumprir uma punição de dez posições no grid de largada

A Ferrari começou o decisivo fim de semana do GP de Abu Dhabi no contrapé. Na briga com a McLaren pelo título no Mundial de Construtores, a escuderia de Maranello precisou trocar a bateria do carro de Charles Leclerc, o que resultou em uma punição de dez posições no grid de largada de Yas Marina ao monegasco.

De acordo com o relatório do delegado-técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a Ferrari instalou a terceira bateria no carro #16, excedendo o limite para a temporada.

Relacionadas

“A bateria usada por Charles Leclerc é a terceira (3ª) das duas novas baterias permitidas para a temporada 2024 do campeonato e isso não está em conformidade com o Artigo 28.2 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1”, diz o texto assinado por Jo Bauer.

“Essa é difícil de engolir 💔”, escreveu a Ferrari em um post no X. “Por ter excedido a alocação de baterias, Charles Leclerc recebeu uma punição de dez posições no grid”, completou.

Charles Leclerc terá de pagar punição no grid de Yas Marina (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O momento da punição, porém, não poderia ser mais inoportuno. Ferrari chegou para esta última etapa da temporada 2024 na segunda colocação do Mundial de Construtores, com 21 pontos a menos do que a líder McLaren. Com 44 tentos em jogo em Abu Dhabi, a escuderia italiana tem chances de virar o jogo, mas a punição de Leclerc dificulta a situação.

Charles, contudo, não é o único punido no grid. A Williams trocou o câmbio dos dois carros e, por isso, Franco Colapinto e Alex Albon perdem cinco posições cada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (6), o treino livre 1 está marcado para as 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão acontece às 10h. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.