Ferrari vê vantagem da Aston Martin no Q3 de SP, mas alerta: “Não podemos subestimá-los”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, disse que a Aston Martin andou bem no treino livre, portanto já era de se esperar uma performance forte de Fernando Alonso e Lance Stroll na classificação em Interlagos

Depois de uma etapa em que conquistou toda a primeira fila, a Ferrari acabou não tendo a mesma sorte na classificação desta sexta-feira (3), em São Paulo, na visão de Frédéric Vasseur. O chefe da equipe de Maranello explicou que os primeiros carros que foram à pista no começo do Q3 levaram vantagem, como foi o caso dos Aston Martin, mas alertou que o time de Silverstone apresentou melhoras que não podem ser desconsideradas.

Charles Leclerc conseguiu o segundo melhor tempo, ficando a menos de 0s3 de Max Verstappen, o pole-position, só que a equipe chefiada por Mike Krack colocou Lance Stroll em terceiro e Fernando Alonso em quarto. Já Carlos Sainz não teve uma boa sessão, não passando do oitavo lugar — que virou sétimo após a punição de George Russell.

Na avaliação de Vasseur após a definição do grid de largada, o que aconteceu foi um erro de cálculo: Sainz acabou cometendo um erro no Q3, mas também não teve tempo de recuperar porque foi um dos últimos a ir para a pista.

“Charles fez uma excelente classificação, sempre estando à frente desde o Q1, mas foi diferente com Carlos, especialmente porque ele saiu mais tarde na última parte da sessão e acabou se deparando com o vento mais forte do que o enfrentado pelos demais”, começou Vasseur à Sky Sports. “Os últimos três pilotos que saíram dos boxes foram também os últimos na classificação”, acrescentou.

Carlos Sainz não passou do oitavo lugar (Foto: Ferrari)

Ao ser questionado sobre as performances de Stroll e Alonso, Vasseur foi claro ao dizer que a equipe “não deveria subestimá-los”.

“Eles estão bem desde a manhã [no treino livre] e agora estão na parte de cima. Na classificação, eles levaram vantagem por terem saído mais cedo e não terem pegado o vento, mas não podemos subestimá-los. Pelo menos, não seremos ensanduichados por Verstappen e [Sergio] Pérez”, salientou.

Com o sábado todo dedicado à corrida sprint, Vasseur ainda disse que será um bom teste para avaliar o real ritmo de corrida da SF-23 em Interlagos. “Acho que teremos uma imagem mais clara, pois será o primeiro long run que faremos”, seguiu, destacando que a Ferrari vai para o resto do final de semana com um jogo de pneus macios novos. “‘Protegemos’ um jogo para a classificação da prova curta. Esta é a boa notícia”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.