Ferrari vê “escolha consciente ao assumir risco” com Vettel e Leclerc no fim do Q3

Mattia Binotto revelou o motivo de ter mandado Sebastian Vettel e Charles Leclerc de volta à pista no fim do Q3 em Abu Dhabi. O ítalo-suíço disse que era preciso assumir riscos para tirar vantagem da pista no fim da sessão. “Mas não deu certo hoje”, lamentou o chefe da Ferrari

O desfecho do Q3 do treino classificatório em Abu Dhabi, na noite deste sábado (30), marcou mais uma polêmica envolvendo Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Na última saída para tentativa de volta rápida, a Ferrari mandou seus dois pilotos à pista, mas por conta do tráfego à frente Leclerc, que vinha atrás de Vettel, sequer conseguiu abrir tempo. Mattia Binotto evitou falar em erro, mas disse que precisava arriscar para compensar a falta de competitividade dos carros da equipe italiana em Abu Dhabi, sobretudo no terceiro setor.

 
“Sabíamos que não estávamos muito competitivos hoje. Especialmente perdendo muito tempo no último setor. Na última tentativa, tentamos fazer o possível, assumimos alguns riscos e, com a saída da pista, saindo por último, estaríamos levando vantagem”, disse o dirigente ítalo-suíço em entrevista coletiva pouco depois da classificação.
 
“Quando saímos, sabíamos que seria muito apertado, mas foi uma escolha consciente e apertada por conta do tráfego que encontramos e diminuímos a velocidade”, explicou.
Charles Leclerc não conseguiu abrir em tempo sua última volta rápida em Yas Marina (Foto: Reprodução)
“Estávamos completamente cientes de que poderia ser arriscado, era um risco que sabíamos que estávamos correndo, mas não deu certo hoje”, reconheceu o chefe da Ferrari, que vai ver Leclerc e Vettel dividir a segunda fila do grid em Abu Dhabi neste domingo.
 
Binotto falou sobre a falta de competitividade da Ferrari neste fim de semana. Tanto nos treinos livres como também na classificação, Leclerc e Vettel se mostraram muito fortes nos dois primeiros setores, mas perderam considerável tempo na fase final da volta.
 
“Estamos perdendo downforce, então, de alguma forma, falta estabilidade traseira nas frenagens, o que é importante para os pilotos e para o equilíbrio. Permitam-me dizer que, quando estamos na curva, perdemos muito, então os pneus começam a superaquecer no fim da volta”, disse
 
Ao comentar sobre as estratégias distintas de Leclerc e Vettel para a corrida — o monegasco conseguiu fazer seu melhor tempo no Q2 com pneus médios, enquanto Seb o fez com os macios, partindo com eles na largada da corrida deste domingo —, Binotto entende que é uma forma de ver qual tática vai ser a mais eficiente na prova derradeira do ano.
 
“Precisamos de mais downforce. Estamos perdendo o ritmo nas retas porque estamos adicionando mais downforce. Estamos aproveitando as oportunidades ao dividir as estratégias”, explicou.
 
O GP de Abu Dhabi tem largada marcada para 10h10 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar