FIA anuncia medidas legais contra ex-piloto Streiff por comentários sobre relatório do acidente de Bianchi

Em comunicado nesta quinta-feira (22), a FIA anunciou que vai tomar medidas legais contra o ex-piloto francês Philippe Streiff, que criticou duramente a entidade pelo relatório sobre as causas do acidente com Jules Bianchi em Suzuka no ano passado

A FIA anunciou nesta quinta-feira (22) que o presidente da entidade máxima do automobilismo, Jean Todt, e o chefe da Comissão Médica, Gérard Saillant, vão tomar medidas legais contra ex-piloto Philippe Streiff, alegando "injúria e difamação".

O francês de 59 anos criticou duramente o relatório realizado por uma comissão feita pela federação, para explicar as causas do acidente sofrido por Jules Bianchi, durante o GP do Japão do ano passado.

Segundo publicado pela imprensa francesa, Streiff declarou à Radio Free: "Vergonha de Jean Todt, que solicitou e organizou no último encontro do Conselho Mundial de FIA em Doha, no Catar, o relatório sobre o acidente de Jules Bianchi. Foi um documento preparado por um grupo de dez amigos, incluindo o Professor Gérard Saillant, para limpar os erros da FIA".

Philippe Streiff criticou o relatório feito pela FIA sobre o acidente com Jules Bianchi (Foto: Getty Images)

De acordo com o comunicado feito pela federação, Todt e Saillant se mostraram indignados com as declarações e agora preparam um processo contra o ex-piloto por injúria e difamação. "Jean Todt, presidente da FIA, e Gérard Saillant, presidente da Comissão Médica da FIA, notaram com consternação as recentes declarações feitas por Philippe Streiff sobre o estado de saúde de Jules Binachi", disse a nota.

"Estas palavras foram repercutidas por alguns meios de comunicação, e a FIA, Jean Todt e Gérard Saillant desejam falar de maneira mais formal que estas declarações injuriosas e difamatórias feitas por Philippe Streiff são completamente desprovidas de qualquer fundamento, revelando o desejo apenas de prejudicar."

"Tendo em vista a gravidade desta interferência intencional com relação à reputação de todos, eles acionaram seus advogados para que seja apresentada uma queixa por difamação e injúria com relação aos comentários que precisam ser imediatamente cessados. Lamentamos muito o sofrimento que isso causa à família de Jules Bianchi, a quem reiteramos total apoio", encerrou o comunicado.

Bianchi permanece no hospital na França, ainda em recuperação do grave acidente que teve na parte final da corrida em Suzuka no ano passado. O piloto da Marussia sofreu uma lesão axonal difusa.

LANÇANDO 2015!
Depois de a revista inglesa ‘F1 Racing’ ter divulgado a primeira imagem do FW37, chegou a vez da Williams mostrar seu mais novo bólido ao mundo. Na manhã desta quarta-feira (21), o time de Grove divulgou mais imagens do carro que será utilizado por Felipe Massa e Valtteri Bottas na temporada 2015. “A noção para o FW 37 era olhar de perto para o FW36 e sua performance”, explicou Pat Symonds, diretor de performance da Williams. 

Leia a reportagem completa e veja mais fotos do novo carro da Williams no GRANDE PRÊMIO.

NOVA CARA

A temporada 2015 da F1 deu a largada ainda na manhã desta quarta-feira (21) com a apresentação virtual feita pela Williams de seu FW37, mas foi a Force India que primeiro revelou sua criação em um charmoso lançamento na Cidade do México no início desta tarde. A equipe indiana escolheu o país que retorna ao calendário para exibir as cores e o design do modelo com o qual vai competir neste ano nas pistas do Mundial.

Leia a reportagem completa e veja mais fotos no GRANDE PRÊMIO.

PÕE NA TELA
Foram divulgadas pela primeira vez imagens da ação dos criminosos que invadiram a fábrica da Red Bull no mês de dezembro e roubaram 64 troféus do time. O vídeo revelado pela BBC, com a filmagem do circuito interno de TV, mostra que a porta da frente foi arrombada com um veículo de grande porte, abrindo caminho para os ladrões entrarem e roubarem as taças. Seis homens participaram da ação. O vídeo também mostra um troféu, aparentemente do GP de Mônaco, sendo jogado no chão e deixado para trás.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.