FIA anuncia mudança de regra para prevenir críticas online a membros da entidade

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, divulgou mudança de regra no Código Esportivo Internacional que visa coibir comentários negativos sobre membros da entidade na internet

Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem divulgou um comunicado por meio das redes sociais nesta quarta-feira (14) para adiantar que o Código Esportivo Internacional, que rege a Fórmula 1, terá algumas mudanças. O objetivo é impedir que críticas de membros da categoria a oficiais da entidade gerem uma onda de ódio na internet.

Segundo Ben Sulayem, foi encontrado um elo entre críticas feitas por funcionários de equipes e demonstrações de ódio em redes sociais contra oficiais da FIA. Assim, os fiscais terão o poder de punir críticas do tipo daqui em diante.

“Como parte de nossa luta contínua contra o abuso online, investigações recentes mostraram que há uma ligação direta entre comentários negativos de membros de equipes e pilotos e o aumento do ódio direcionado aos fiscais nas redes sociais”, começou o presidente da Federação Internacional de Automobilismo.

“No último Conselho Mundial do Esporte a Motor, os membros aprovaram uma mudança na definição de má conduta no Código Esportivo após incidentes em que membros do alto escalão de nosso esporte fizeram comentários que incitaram ódio sobre os fiscais”, afirmou.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse que as mudanças são "extremamente emocionantes" para o futuro da categoria (Foto: Red Bull Content Pool)
Mohammed Ben Sulayem disse que quer impedir discursos de ódio na internet (Foto: Red Bull Content Pool)

A postagem de Ben Sulayem imediatamente gerou repercussão nas redes sociais, com diversos fãs preocupados com uma possível censura. O presidente da FIA, entretanto, garantiu que dará “suporte total” aos comissários que decidirem punir comentários negativos.

“Essa mudança vai garantir o suporte aos fiscais da FIA e demais voluntários que dedicam seus tempos à evolução do esporte, mantendo-o seguro e justo. Nossos fiscais precisam estar preparados para mostrar força no combate a essa forma de abuso. Eles terão meu suporte total, assim como do Código Esportivo, quando tomarem suas decisões”, disse.

“Peço a eles que mostrem que a FIA não vai permitir abusos de qualquer tipo dentro de nosso esporte”, finalizou o presidente.

Fórmula 1 está na tradicional pausa das férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.