FIA aprova pedido da Pirelli e garante teste extra com pneus para 2020

O pedido feito pela Pirelli foi aprovado pelo Conselho da FIA neste domingo (22). O novo teste tem como objetivo desenvolver com maior eficácia os compostos que serão usados pelos carros no próximo ano

Pouco antes do início do GP de Singapura, marcado para 9h10 (horário de Brasília) deste domingo (22), a FIA anunciou que foi aprovado o pedido da Pirelli para a realização de um teste extra para os pneus que vão ser usados na temporada 2020.
 
O teste será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no circuito de Barcelona, no intervalo entre os GPs da Rússia e do Japão. Mercedes, Ferrari e Red Bull se ofereceram para participar da sessão, mas Pirelli e a FIA ainda não decidiram quais serão escolhidas, mas é possível que as três façam parte da atividade.
Depois dos testes de setembro na França, a próxima sessão terá lugar em Barcelona (Foto: Pirelli)

Para fazer o teste com os pneus de 2020 da Fórmula 1, a Pirelli cancelou outro teste que faria na mesma data em Barcelona, com os compostos de 18” que vão ser usados pelos carros da Fórmula 2 a partir do ano que vem.

 
Segundo o chefe do setor de F1 da Pirelli, Mario Isola, a empresa vê essa nova sessão como essencial: “Quando nós começamos a desenvolver o composto de 2020, nós estávamos nos baseando no regulamento antigo”, afirmou o engenheiro italiano ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
“Nós estamos desenvolvendo um novo produto, com novo perfil e objetivos diferentes em mente, com a intenção de reduzir ainda mais o superaquecimento”, complementou Isola.
 
Sobre a escolha de Barcelona, Isola afirmou que era necessária a troca de pista para desenvolver todos os pneus. 
 
“Com os compostos que testamos em Paul Ricard, parece que estamos indo na direção certa, mas precisamos completar a gama. Em Paul Ricard, você pode desenvolver o C3 e o C4 e talvez o C5, mas com certeza não daria para o C1 e o C2. Você precisa de um circuito com características diferentes”, finalizou Isola, elencando os tipos de compostos oferecidos pela fornecedora de Milão.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar