FIA causa ‘efeito ioiô’ e corrige regras para voltas lentas em classificação na F1 2024

Niels Wittich, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), voltou atrás em decisão tomada na última quarta-feira (28) e alterou as regras para voltas lentas em classificação

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mudou, mais uma vez, a regra sobre o comportamento dos pilotos nas voltas de entrada e saída dos boxes durante as classificações. Antes mesmo da temporada 2024 da Fórmula 1 começar, o órgão regulador voltou atrás em sua decisão e descartou a diretriz que foi aprovada na última quarta-feira (28).

Na tentativa de evitar manobras potencialmente perigosas durante a classificação, o diretor de provas Niels Wittich emitiu novas orientações para os pilotos. A nova regra entraria em vigor já para a etapa no Bahrein. Na última quarta-feira, ficou definido que o ritmo dos pilotos seria medido em todos os postos de controle da volta.

Relacionadas


“Para a condução segura e ordenada do evento, exceto em circunstâncias excepcionais aceitas como tal pelos comissários, para garantir que os carros não sejam guiados desnecessariamente lentos em qualquer volta durante e após o final da sessão de classificação (incluindo voltas de entrada e voltas de saída) ou durante voltas de reconhecimento, quando a saída do pit está aberta para o sprint ou corrida, os pilotos devem permanecer dentro ou abaixo do tempo máximo definido pela ECU da FIA pelo menos uma vez em cada setor do circuito”, estabeleceu a FIA.

A Fórmula 1 2024 estreia no Bahrein neste fim de semana (Foto: Haas F1 Team)

Até então, qualquer piloto que excedesse o tempo máximo poderia ser considerado “desnecessariamente lento”. Porém, na manhã desta sexta-feira (1º), o diretor de provas da FIA descartou a nova regra. Agora os pilotos serão avaliados apenas pela sua velocidade ao longo da volta completa, como aconteceu no final da temporada passado.

Assim, após a quinta-feira de treinos livres, Wittch estabeleceu que os competidores não podem levar mais de 1min54s para percorrer o trecho entre as duas linhas do safety-car na pista.

“Para garantir que os carros não sejam guiados desnecessariamente lentos nas voltas durante e após o final da classificação, ou durante as voltas de reconhecimento quando a saída dos boxes estiver aberta para a corrida, os pilotos devem permanecer abaixo do tempo máximo estabelecido pela FIA entre as linhas do safety-car”, declarou.

“Para a condução segura e ordenada do evento, exceto em circunstâncias excepcionais aceitas como tal pelos Comissários, qualquer piloto que exceda o tempo máximo da segunda linha do safety-car até a primeira linha do safety-car em qualquer volta durante e após o final do evento a sessão de classificação, incluindo voltas de entrada e voltas de saída, pode ser considerada desnecessariamente lenta”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Logo mais, classificação começa às 13h (de Brasília, GMT-3). A largada está marcada para as 12h do sábado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube:  GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.