FIA cobra plano de remediação após invasão “inaceitável” no GP de São Paulo

GP de São Paulo admitiu falha grave por não conseguir conter invasão de espectadores antes da bandeira quadriculada. FIA cobra plano de remediação a ser entregue até janeiro de 2024

Os comissários da FIA concluíram a investigação sobre os organizadores do GP de São Paulo por conta da invasão de pista antes da bandeira quadriculada em Interlagos, neste domingo (5). Um grande grupo de espectadores conseguiu quebrar a barreira de segurança e entrar na pista na área de escape do S do Senna.

Os organizadores da corrida admitiram a falha em termos de protocolo de segurança. Eles também concordaram que situações semelhantes já aconteceram em Interlagos anteriormente na Fórmula 1 e é um caso inaceitável, que poderia ter gerado consequências sérias.

O GP de São Paulo se comprometeu em lançar uma investigação para dar passos e remediar a situação a tempo para a próxima corrida em Interlagos, marcada para o dia 3 de novembro de 2024. Até o dia 30 de janeiro, um plano de remediação precisa ser entregue a FIA e que solucione as preocupações mencionadas hoje.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Torcida invade pista de Interlagos após fim do GP de São Paulo (Foto: AFP)

Os comissários também vão enviar o incidente para discussão no Conselho Mundial do Esporte a Motor para investigação e entender os passos necessários e as punições que podem ser aplicadas além do plano de remediação para garantir a segurança de futuros eventos no Brasil.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.