FIA convoca chefe da Haas após críticas a comissários da Fórmula 1 em Mônaco

Guenther Steiner não gostou nada da punição recebida por Nico Hülkenberg em Mônaco e chamou os comissários de "leigos". A FIA, então, chamou o chefe da Haas para dar explicações sob alegação de que o tom das críticas feriu o Código Esportivo Internacional da entidade

Guenther Steiner vai ter de se explicar para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) depois de chamar os comissários da Fórmula 1 de “leigos”. Segundo o órgão regulador, a alegação é de que o chefe da Haas infringiu o Código Esportivo Internacional da FIA com o tom das críticas.

A bronca de Steiner foi por causa da punição aplicada a Nico Hülkenberg por uma colisão na primeira volta do GP de Mônaco. O chefão saiu em defesa do piloto e questionou o critério de julgamento aplicado pela direção de prova, dizendo que houve incidente semelhante em Miami, entre Nyck de Vries e Lando Norris, porém sem sanção.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Guenther Steiner está na mira da FIA (Foto: Haas F1 Team)

“Todo esporte profissional tem profissionais como árbitros e coisas do tipo. A F1 é um dos maiores esportes do mundo, e ainda temos leigos decidindo o destino de pessoas que investem milhões em suas carreiras. E sempre é uma discussão porque não há consistência”, disparou Steiner.

O delegado de mídia da F1, então, enviou relatório para a federação com as falas de Guenther, que não agradaram em nada a entidade. O Código Esportivo considera que há violação das regras quando há: 1) Qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou do esporte a motor em geral (12.2.1.c); 2) Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado dano moral ou prejuízos à FIA, seus órgãos, seus membros executivos e, de forma mais geral, ao interesse do automobilismo e aos valores defendidos pela FIA (12.2.1.f); 3) Qualquer má conduta em relação, mas não limitada a titulares de licenças, oficiais, oficiais ou membros da FIA, membros da organização ou promotor, membros de equipes e concorrentes, fornecedores de produtos ou serviços para qualquer uma das partes listadas acima, oficiais de controle de doping ou qualquer outra pessoa envolvida em um controle de doping realizado de acordo com o Apêndice A (12.2.1.k).

Essa, aliás, não é a primeira vez que Steiner é chamado pela FIA por comentários além da conta, na visão da entidade. Em 2019, após o GP da Rússia, o dirigente italiano foi multado por esbravejar pelo rádio contra um comissário de pista, chamando-o de “estúpido e idiota” por punir Kevin Magnussen por ignorar os limites de pista.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.