FIA cria site para dedurar infrações no automobilismo e promete “tolerância zero”

A FIA agora tem até site para quem quiser denunciar qualquer infração no esporte a motor. É necessário preencher apenas um formulário, disponível ao público, para repassar informações privilegiadas à entidade

Você ficou sabendo de uma infração no automobilismo? Uma equipe que correu com carro ilegal? Um piloto que correu dopado? Alguém que não respeitou a ética do esporte? Caso você seja o sortudo dono de uma informação privilegiada, chegou sua hora de brilhar: a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] desenvolveu uma plataforma apenas receber denúncias de infrações no esporte a motor.
 
Trata-se do FIA Ethics Hotline, ou Linha Direta de Ética da FIA. Apesar do nome que remete a ligações telefônicas, trata-se de um site. É necessário apenas preencher um formulário, optar por fazer uma denúncia anônima ou não e avisar a federação.
Ficou mais fácil denunciar infrações no automobilismo (Foto: Pirelli)
“É parte da missão da FIA salvaguardar a integridade e a reputação do automobilismo ao redor do mundo”, disse a FIA ao lançar a novidade.

“Nossa abordagem de tolerância zero às infrações nos levou à implementação da Linha Direta de Ética da FIA. Através dela, qualquer um pode denunciar comportamentos suspeitos ou preocupações a respeito de infrações como violações de princípios éticos da FIA (incluindo infrações financeiras, legais ou éticas), violações relacionadas à integridade do esporte ou manipulação de campeonatos e violações de antidoping”, seguiu.

 
A novidade vem poucos meses após uma outra denúncia intensificar uma investigação da FIA. Um ‘dedo-duro’ passou à entidade informações sobre a unidade de potência da Ferrari de 2019, acusada de ser ilegal. A federação nunca tomou posição definitiva e optou por um acordo nos bastidores com a escuderia italiana, causando ira em equipes rivais.

 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.