FIA define Marques e Dubbelman como diretores de prova da F1 em 2025
FIA optou por manter Rui Marques como diretor de provas da Fórmula 1 em 2025 e promoveu a neerlandesa Claire Dubbelman para fazer rodízio com o português
A FIA já determinou os planos para a rotação de diretores de prova da Fórmula 1 em 2025. Depois do presidente Mohammed Ben Sulayem anunciar o rodízio no último fim de semana em entrevista ao jornal espanhol Marca, o site inglês The Race apontou que o português Rui Marques e a neerlandesa Claire Dubbelman vão dividir o posto.
Rui assumiu como diretor de provas da Fórmula 1 no fim da temporada passada. Ele substituiu o alemão Niels Wittich, que foi demitido às vésperas do GP de Las Vegas. Nas etapas do Catar e de Abu Dhabi, também dividiu o trabalho como diretor da Fórmula 2 e da F1 Academy.
Claire Dubbelman é gerente esportiva da FIA desde 2017. Recentemente, ela também foi gerente de campeonato da Fórmula 2 e da Fórmula 3, ajudando inclusive como vice-diretora de provas na F2.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: FIA promete rodízio de diretores de prova na F1 e rebate equipes: “Criticam, mas não pagam”

Dubbelman também é produto do Programa de Alta Performance para Oficiais da FIA, que tem investido na área para melhorar a estrutura do controle de corrida. É parte do plano da Federação em aumentar o número de profissionais capacitados para rodar os diretores de corrida e não correr o risco de ficar sem oficiais envolvidos.
No último fim de semana, a FIA promoveu um seminário para profissionais em Madrid, na Espanha, que contou com a presença de 124 comissários e 28 diretores de prova. O próximo ciclo do Programa de Alta Performance terá 12 novos estudantes.
A Fórmula 1 já está em contagem regressiva para o fim das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

