FIA deleta volta de Hülkenberg 40 minutos depois e impede Albon de ir ao Q2 no Bahrein
A FIA acabou demorando para deletar a volta completada por Nico Hülkenberg ainda no Q1 e prejudicou qualquer chance de Alexander Albon avançar no grid de largada no circuito de Sakhir
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi responsável por mais uma patacoada neste sábado (12), durante a classificação da Fórmula 1 no Bahrein. Ao deixar de deletar uma volta de Nico Hülkenberg ainda no Q1, a entidade que comanda o esporte a motor acabou prejudicando seriamente Alexander Albon e a Williams.
Após apresentar um desempenho de altos e baixos durante os treinos livres no circuito de Sakhir, o tailandês teve muitas dificuldades para lidar com o FW47 e anotou apenas 1min32s040 como melhor tempo, sendo eliminado na primeira parte da sessão e se contentando com o 16º lugar no grid de largada. No entanto, o dono do #23 poderia ter ido mais longe.
Isso porque, quando os pilotos já estavam na pista para a disputa do Q2, a FIA anunciou que a última volta rápida de Hülkenberg no Q1 — que garantiu a ele a última vaga para a próxima fase — havia sido invalidada devido aos limites de pista. Desta forma, o alemão não deveria ter chegado à segunda parte da classificação, mas ficado pelo caminho e aberto passagem para Albon, que herdaria a 15ª colocação.
Como essa decisão não foi tomada, o piloto da Sauber participou normalmente do Q2 e só caiu para o 16º lugar após o fim da atividade, quando o órgão presidido por Mohammed Ben Sulayem percebeu a trapalhada que havia cometido. Albon, por sua vez, acabou subindo uma posição no grid, mas não teve a oportunidade de tentar avançar mais por causa de toda a situação.

▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida da F1 no Bahrein em segunda tela
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Após o fim da classificação, a FIA convocou Hülkenberg para comparecer à sala dos comissários e explicar a infração dos limites de pista na curva 11 ainda durante a volta no Q1. Momentos depois, divulgou um documento dando explicações sobre o ocorrido.
“Os comissários ouviram os representantes das equipes e revisaram o sistema de posicionamento, além das evidências de vídeo. Durante o Q1, o carro 27 claramente excedeu os limites de pista na curva 11”, começou a direção de prova. “No entanto, isso não foi comunicado aos comissários até o início do Q2. O tempo marcado pelo carro 27 na volta em que os limites foram excedidos foi suficiente para colocá-lo no Q1. No momento em que os comissários foram informados que o carro 27 infringiu as regras e que a volta deveria ter sido deletada, [o piloto] já estava na pista para o Q2”, concluiu.
A Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

