FIA divulga lista atualizada do grid e confirma presença da Manor Marussia para temporada 2015 da F1

A FIA divulgou nesta sexta-feira (27) a lista atualizada dos inscritos para a temporada 2015 da F1. A entidade máxima aprovou a Manor Marussia, assim descrita no documento. Assim, o grid terá dez equipes

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta sexta-feira (27) a lista atualizada de inscritos para a temporada 2015 da F1 e confirmou a presença da Manor Marussia para a disputa do campeonato, além do titular Will Stevens. Dessa forma, o grid passa a ter dez equipes.

A aprovação da entidade máxima do esporte motor também significa que a equipe agora terá mais uma semana para completar as adaptações que precisa fazer em seu carro de 2014 para se adequar às novas regras. Além disso, o time ainda tem de submeter o modelo ao teste de impacto obrigatório da federação.

O crash-test deve acontecer em 5 de março, um dia antes do frete oficial da categoria deixar a Europa em direção à Austrália, com todos os equipamentos das equipes. O Mundial tem início em 15 de março, em Melbourne. Também se entende que a taxa de inscrição de US$ 500 mil foi paga a tempo.

Will Stevens é o titular da equipe (Foto: Getty Images)

Quanto aos pilotos, Stevens foi confirmado pelo time nesta semana e vai ocupar uma das vagas de titular. Para o outro cockpit, nomes como os dos reservas das McLaren Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne estão cotados.

Também nesta sexta-feira, a emissora britânica BBC informou que o empresário Stephen Fitzpatrick, dono da empresa de energia Ovo, é o principal investidor da Manor e responsável pelos pagamentos e acordos, inclusive com os credores da esquadra, como a Ferrari e a McLaren. Ainda, sobre a equipe italiana, existe um contrato para o fornecimento de motores, mas as unidades ainda são de 2014.

A Marussia enfrentou uma séria crise financeira na parte final do ano passado. O período turbulento forçou o time a se ausentar das últimas três provas do calendário. Na mesma época, a equipe entrou sob administração legal e acabou tendo equipamentos leiloados. Porém, a chegada de novos investidores tirou a esquadra da mão dos administradores, possibilitando novos acordos e a volta à pista.

O mesmo não aconteceu com a Caterham, que também atravessou uma fase semelhante no fim de 2014. Mesmo participando da última corrida, depois perder os GPs do Brasil e dos EUA, a equipe verde não teve forças para se reerguer e verá seus itens indo a leilão em março.

Lista de inscritos da F1 2015:

44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES
6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES
3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT
26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT
19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES
77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES
5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI
7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI
14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA
22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA
27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES
11 SERGIO PÉREZ ALE FORCE INDIA MERCEDES
33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT
55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT
8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES
13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES
9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI
12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI
  WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI
  A CONFIRMAR   MANOR MARUSSIA FERRARI

ESCONDENDO O JOGO?

A Williams foi só a quinta equipe em quilometragem total nos dois primeiros testes da pré-temporada da F1 em 2015, mesmo que seu carro não tenha apresentado nenhum grande problema durante as atividades. Engenheiro-chefe da equipe inglesa, Rod Nelson explicou o porquê de o programa de treinamentos ser mais ‘econômico’ que o da concorrência"Não acho que estamos escondendo o jogo", disse o inglês

OS CAMINHOS DO AZAR

A série de coincidências e erros que rondam um círculo vicioso aproximam Chris Amon de Fernando Alonso. OK, um não tem vitória na carreira e outro tem dois títulos, mas chega a impressionar como o espanhol trilha o mesmo caminho de azar do neozelandês desde então.

Com um detalhe: Amon passou por McLaren e Ferrari. Com outro detalhe: assim que Amon deixou a Ferrari, os italianos acertaram a mão no carro…

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.