FIA e empresa italiana desenvolvem nova câmera on-board de alta velocidade para esclarecer acidentes com pilotos

O Instituto FIA e a empresa italiana Magneti Marelli desenvolveram uma nova câmera, capaz de capturar até 400 frames por segundo, que será obrigatória nos carros de F1 a partir do próximo ano. Trata-se de uma resposta ao acidente sofrido por Fernando Alonso na pré-temporada de 2015

Está pronta para ser testada uma nova câmera on-board de alta velocidade que foi desenvolvida com o intuito de auxiliar na investigação de acidentes na F1.

A câmera foi criada após estudos do Instituto FIA e da empresa italiana Magneti Marelli, e chega como uma resposta ao acidente sofrido por Fernando Alonso nos testes de pré-temporada em Barcelona, em fevereiro deste ano.

Até hoje, a batida que resultou em uma concussão no bicampeão e o tirou do GP da Austrália ainda não ficou muito esclarecida. Não havia uma câmera onboard em seu carro, e a qualidade do vídeo das câmeras do circuito fechado de TV do Circuito da Catalunha era baixa demais para mostrar com clareza o que de fato aconteceu, e o próprio piloto diz não se lembrar com clareza.

A câmera será do tamanho de um pen-drive e ficará voltada para o piloto (Foto: Instituto FIA)

Os estudos concluíram que o melhor posicionamento para a câmera será na parte frontal do cockpit, voltada para o piloto. Também se considerou montá-la no santantônio, como as câmeras on-board que são utilizadas na transmissão de TV, porém se concluiu que, desta forma, apenas a parte de trás do capacete do piloto ficaria visível.

Capaz de captar até 400 frames por segundo, a ideia é que a câmera retrate cada milisegundo de ação de um acidente, incluindo os movimentos de cabeça e pescoço do piloto. No caso do acidente de Alonso, por exemplo, seria possível perceber com maior clareza as reações do espanhol desde o momento que ele perdeu o controle do carro até o pós-acidente.

As câmeras atuais captam 25 frames por segundo.

O protótipo que foi desenvolvido pela Magneti Marelli seguirá sendo submetido a testes até ser entregue às equipes no ano que vem para os testes de pré-temporada em Barcelona.

determinarTipoPlayer(“15602347”, “2”, “0”);

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.