FIA exalta Liberty Media e “afasta” divórcio com Fórmula 1: “Entendem nosso papel”

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, comentou que relacionamento com a Fórmula 1 melhorou, mas não escondeu "diferenças" entre as partes

A relação entre a Fórmula 1, de propriedade do Liberty Media, e a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] nunca foi um mar de rosas durante a gestão de Mohammed Ben Sulayem, no entanto, é fato que as partes não estão mais em confronto direto nos últimos meses. O dirigente da entidade máxima do automobilismo destacou a melhora no relacionamento entre as partes, e que, agora, a F1 “entende qual é o papel da FIA“. Com isso, garante que não haverá “divórcio”.

O mandatário sugeriu que os períodos turbulentos entre F1 e FIA se deram pelo desejo de ter um esporte melhor, mas indagou não ter identificado sobre qual era o problema nos últimos anos, quando as partes não escondiam que havia um conflito entre elas e trocavam farpas públicas. Ben Sulayem afirma que, apesar de diferenças, cada um sabe até onde pode ir.

“A FOM [Formula One Management] agora entende o papel e a missão da FIA. Antes, não sabia qual era o problema. Pergunto: nos últimos dois anos e meio, poderia me dizer qual era o meu problema? O que fiz de errado? Honestamente, se pedir um acordo melhor para a FIA, como farei isso? Do meu próprio bolso? Não recebo um centavo da FIA. Então, onde está o problema se quiser melhores equipamentos e recursos para um esporte melhor?”, afirmou o dirigente à versão italiana do site Motorsport.

“Tudo é bobagem sobre divórcio. Pelo amor de Deus, podemos ser mais maduros? Isso não vai acontecer. Agora a FOM entende que este é um navio que não precisa de mais turbulência. Podemos ter nossas diferenças, mas não vou cruzar a linha e dizer: ‘Oh, quero direitos comerciais’. De maneira nenhuma. Mas também há coisas que as pessoas precisam entender. O que precisamos? Temos que estar no mesmo nível”, completou.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, assumiu em dezembro de 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Ben Sulayem destacou o trabalho desenvolvido pelo Liberty Media. Garantiu que se pudesse escolher alguma empresa para gerir o negócio, a atual proprietária da Fórmula 1 seria a apontada. O presidente da FIA também ressaltou que existem reuniões periódicas entre eles para definir a estratégia conjunta.

“E repito o que disse anteriormente: se me perguntarem hoje se eu tivesse que escolher entre algum promotor — se fosse meu direito de fazer isso —, escolheria o Liberty Media. Eles sabem como promover o esporte. Mas a FIA precisa ser mais forte. É o nosso reposicionamento e a reforma da FIA, e é aí que o lado comercial entende e respeita nossa posição quando se trata de governança e regulamentação”, comentou Ben Sulayem.

“Trabalho muito bem com a FOM. Trabalho bem com Greg Maffei [presidente do Liberty Media] e Stefano Domenicali [CEO da F1], temos comunicação constante. Respeito nosso relacionamento com a FOM. Queria fortalecê-lo, e agora nossa conexão melhorou muito. Nunca tivemos reuniões de estratégia conjunta antes, mas agora temos. E estou muito feliz com isso, porque isso melhora o esporte. É bom para todos”, encerrou.

Fórmula 1 retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.