FIA exige tempo máximo de voltas para evitar que classificação da F1 na Itália vire caos

Para evitar o caos visto em F2 e F3, a FIA determinou que qualquer piloto que exceda 1min41s em voltas de saída à pista e retorno aos boxes na classificação para o GP da Itália pode sofrer sanções por pilotagem "desnecessariamente lenta"

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu determinar um tempo máximo para qualquer volta a ser dada na pista válido já para a sessão que definirá o grid de largada do GP da Itália de Fórmula 1. A medida é para evitar o caos visto tanto nas classificações de Fórmula 2 e Fórmula 3.

Por regra, os pilotos já são obrigados a cumprirem um delta de velocidade nas voltas de aquecimento e retorno aos boxes, porém um adendo foi publicado às notas do diretor de prova, Niels Wittich, determinando que esses giros não ultrapassem 1min41s entre a primeira e a segunda linha do safety-car.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A classificação da F2 foi caótica (Foto: reprodução/F1 TV)

Monza é um circuito muito veloz e que exige bastante da aerodinâmica, então é comum ver pilotos tentando aproveitar o vácuo do competidor que está à frente para ganhar vantagem em voltas rápidas. Pelas características do circuito, geralmente quem puxa a fila fica em desvantagem, por isso anda mais devagar para ser ultrapassado propositalmente, só que os que estão atrás nem sempre aceitam a ‘gentileza’.

Foi o que aconteceu na sexta-feira tanto na F2 quanto na F3, só que a lentidão chegou a causar um acidente na F3 entre Ido Cohen e Oliver Gray. Na F2, por sua vez, diversos carros não conseguiram abrir o último giro porque ficaram presos no intenso tráfego.

“Para uma condução segura e ordenada do evento, exceto em circunstâncias excepcionais que sejam aceitas como tais pelos comissários, qualquer piloto que exceda 1min41s entre a segunda linha e a primeira linha do safety-car em QUALQUER volta, durante e após a classificação, incluindo voltas de saída e voltas de retorno aos boxes, pode ser considerado desnecessariamente lento”, diz o documento.

“Para evitar dúvidas, isso não substitui o art. 33.4 e o art.37.5 dos Regulamentos Esportivos de Fórmula 1 e FIA, que se aplicam a todo o circuito. Incidentes serão normalmente investigados após a classificação”, acrescentou.

Há mais uma mudança importante para este sábado, com F1 e Pirelli aproveitando o final de semana para o segundo teste do formato de classificação que determina o tipo de pneu que será usado em cada parte da sessão. A primeira vez que a mudança foi testada foi na Hungria.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTEA classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.