FIA e F1 se entendem e miram em “entregar melhores resultados para o esporte”

Fórmula 1 e Federação Internacional de Automobilismo (FIA) finalmente parecem ter se entendido e estão comprometidos a desenvolver planos estratégicos para aumentar o potencial da categoria

A Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) passaram por momentos turbulentos nos últimos anos, mas a relação parece estar voltando para seus dias de paz. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, representantes das duas partes se encontraram nos últimos meses para resolver as diferenças e encontrar um caminho a seguir para a F1.

Desde que Mohammed Ben Sulayem assumiu o cargo de presidente da FIA no final de 2021, a relação com a F1 ficou estremecida. O primeiro desentendimento veio em 2022, quando o órgão que regula o esporte se colocou contra o aumento do número das corridas sprint, alegando desafios logísticos, quando na verdade queria receber parte maior da receita.

Além disso, a FIA se adiantou à F1 e, sem aviso prévio, divulgou o calendário da temporada 2023 de maneira unilateral. Mais tarde, Sulayem interferiu na negociação do Liberty Media com investidores árabes dizendo que US$ 20 bilhões (R$ 103 bilhões na cotação do dia) era um valor exagerado para se pagar pela categoria.

Por fim, o presidente da FIA voltou a causar problemas quando o órgão regulador anunciou uma investigação contra o casal Toto e Susie Wolff, alegando conflito de interesses. As apurações se encerraram após dois dias, pouco depois de todas as equipes do grid saírem em defesa do casal.

Ben Sulayem causou alguns problemas para a F1 nos últimos anos (Foto: Reprodução/Khaleej Times)

Com todos esses embates, surgiram rumores de que a relação entre as duas partes estava insustentável e que elas poderiam seguir caminhos diferentes. Porém, de acordo com a informação do RN365, O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e o CEO da F1, Stefano Domenicali, tiveram conversas de paz. Agora, o objetivo é entregar resultados para aumentar o potencial da categoria nos próximos anos.

“O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA nunca foi tão forte e está crescendo globalmente e estamos comprometidos em entregar os melhores resultados para todo o esporte”, disse um comunicado conjunto da FIA e da F1 emitido para o RN365.

“Para esse fim, ambas as partes estão desenvolvendo um novo plano estratégico que nos permitirá aproveitar as oportunidades e aumentar ainda mais o potencial da F1 nos próximos anos”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.