FIA homologa camiseta que monitora dados biométricos de pilotos

Desenvolvida por Marelli e OMP Racing, a peça possui sensores que medem sinais vitais em tempo real

A FIA deu mais um passo em direção à segurança dos pilotos. Nesta segunda-feira (15), a entidade anunciou a homologação de uma peça do vestuário esportivo, desenvolvida pelas italianas Marelli e OMP Racing, que mede batimentos cardíacos e capacidade respiratória em tempo real, durante treinos físicos e competições.

Conhecida como Monitor de Sinais Vitais ou VISM (sigla de Vital Signs Monitor), a nova versão da tradicional camiseta antichamas, usada em contato direto com a pele e abaixo do macacão, é dotada de um sistema que permitirá às equipes acompanhar em tempo real o estado do piloto, monitorando pontos como estresse e fadiga durante a corrida.

Mais um dispositivo adotado para coleta de dados na Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

“VISM é uma ferramenta para pilotos com o objetivo de monitorar dados biométricos”, explicou Riccardo De Filippi, diretor-executivo da Marelli Motorsport. “É desenhada com interface direta para os sistemas de aquisição e telemetria de dados de um carro de corrida. Possui proteção de ponta a ponta de dados confidenciais, dando o total controle de uso ao usuário. É um passo adiante no desenvolvimento da ajuda ativa aos pilotos”, explicou.

Paolo Delprato, diretor-executivo da OMP Racing, revelou que “a cooperação com a Marelli é o tipo de trabalho de equipe que te faz abençoar o momento em que decidiu pegar o telefone e propor o projeto. É um enriquecimento mútuo, um grande equipamento que combina segurança e desempenho”.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube