FIA lança regra que prevê punição a pilotos “lentos desnecessariamente” em Baku

O diretor de corrida da F1, Michael Masi, introduziu uma regra para impedir que os pilotos andem "desnecessariamente devagar" durante a classificação em Baku

Michael Masi, diretor de corridas da Fórmula 1, revelou na última quinta-feira (3) que, por motivos de segurança e para evitar acidentes em alta velocidade, a FIA começará a tomar atitudes com pilotos que estiverem muito lentos para abrir espaço para o carro da frente durante a classificação, a começar pelo GP do Azerbaijão, neste fim de semana.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

É prática comum que os pilotos diminuam a velocidade antes de uma volta na classificação para ter espaço suficiente o mais rápido possível devido ao tráfego na pista. Isso já se mostrou um problema no GP da Itália, em Monza, principalmente por conta dos pilotos que ficam sem tempo para fazer uma volta quando uma fila de carros fica paralisada em direção à curva final, a Parabólica.

Por isso, no documento em que Masi entrega às equipes na quinta-feira que antecede a corrida, está a nova regra que especifica que o último setor da volta em Baku vai da curva 17 até a linha de chegada.

“Por razões de segurança, durante cada sessão de classificação, atos como cruzar a pista para atrapalhar outro carro podem ser levados aos comissários”, explica Masi, no documento.

Pista de Baku está no calendário da Fórmula 1 desde 2016 (Foto: Pirelli)

“Durante o TL3 e a classificação, o tempo publicado em acordo com o item 8 [tempo limite do safety-car] das notas de evento do diretor de prova será usado como um guia pelos comissários para determinar se o piloto está conduzindo desnecessariamente devagar em uma volta de aquecimento ou em qualquer outra volta que não seja rápida ou de recolhimento”, acrescentou.

Masi citou ainda o Artigo 27.4 do regulamento desportivo da FIA, que se refere a pilotagem desnecessariamente lenta: “Em nenhum momento um carro pode ser conduzido desnecessariamente lento, errático, ou de modo que pode ser considerado perigoso para outro piloto ou pessoa”.

“Para evitar qualquer dúvida, a saída do pit, como definido pelo Artigo 28.2 do regulamento desportivo da F1, é considerado parte da pista e, portanto, as previsões do Artigo 27.4 são aplicadas nesta área”.

Sobre as curvas 17 a 20, ele anotou: “Durante qualquer sessão de treino livre, qualquer piloto com a intenção de criar uma distância à sua frente para abrir uma volta limpa não pode fazer isso da entrada à curva 17 até a saída da curva 20”.

“Qualquer piloto que faça isso terá o caso encaminhado aos comissários devido à quebra do Artigo 27.4 do regulamento desportivo”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as ações do GP do Azerbaijão AO VIVO e em TEMPO REAL.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar