FIA pune Leclerc com três posições no grid do GP da Estíria por bloquear Kvyat no Q2

Federação concluiu que Charles Leclerc fora avisado sobre a chegada de Daniil Kvyat e, mesmo sem enxergar bem, deveria ter agido de outra forma. Monegasco larga em 14º

O dia que já estava difícil para a Ferrari ficou ainda pior. Após ficar fora do Q3 do treino classificatório para o GP da Estíria de Fórmula 1, neste sábado (11), Charles Leclerc recebeu uma punição e perdeu três posições no grid de largada por bloquear Daniil Kvyat durante a atividade. Assim, larga na 14ª colocação.

O movimento aconteceu durante o Q2 da classificação. De acordo com a inspeção da FIA, Leclerc bloqueou Kvyat nas curvas nove e dez do Red Bull Ring. Além das posições, o monegasco ainda recebeu mais um ponto na carteira, agora tem três.

“O piloto do carro #16 [Leclerc] foi adequadamente informado pela equipe, após a curva sete, que o carro #26 [Kvyat] estava se aproximando nas curvas nove e dez. Mesmo que as condições climáticas afetasse a visibilidade no retrovisor e o piloto não tenha tido a intenção, os comissários determinaram que ele estava sabendo da proximação do #26 e poderia ter reagido diferente. Por isso, a punição”, disse o comunicado da FIA.

Imagem

Com a queda de Leclerc, George Russell, Lance Stroll e o próprio Kvyat sobem, respectivamente, para as posições 11, 12 e 13.

Além do motivo pelo qual foi punido, Leclerc ainda escapou de uma outra investigação, essa por conta de desrespeitar a bandeira vermelha acionada no fim do Q1, após a batida de Antonio Giovinazzi. Leclerc, Sergio Pérez e Kimi Räikkönen estavam todos investigados por esse motivo, mas ninguém foi punido.

Leclerc foi o segundo punido do fim de semana num incidente envolvendo Kvyat. Ainda na sexta-feira, no TL1, Lando Norris sofreu a mesma sanção depois de ultrapassar o russo sob bandeira amarela.

A largada está marcada para as 10h10 (de Brasília) do domingo.

O GRANDE PRÊMIO transmite em tempo real todas as atividades do GP da Estíria, segunda etapa do campeonato da Fórmula 1 2020.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube