FIA retira punição de 5s e devolve 4º lugar para Antonelli na Austrália. Albon é 5º
Os comissários entenderam que a Mercedes apresentou provas suficientes para reverter a punição de 5s que Andrea Kimi Antonelli havia sofrido na reta final do GP da Austrália. Assim, o italiano retoma a quarta colocação, enquanto Alexander Albon recua para quinto
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que a punição de 5s aplicada a Andrea Kimi Antonelli na reta final do GP da Austrália foi retirada pelos comissários. Com isso, Alexander Albon volta à quinta colocação, posição que terminou em pista, e o jovem italiano reassume o quarto posto, imediatamente atrás de George Russell.
De início, Antonelli foi punido por conta de uma saída perigosa no pit-lane, que aconteceu bem à frente de Nico Hülkenberg. No entanto, após a Mercedes recorrer da decisão, os comissários entenderam que o carro #12 deixou espaço o suficiente para a Sauber do alemão.
Segundo o documento emitido pela FIA, a Mercedes apresentou novos ângulos do incidente, incluindo a câmera onboard de Antonelli, que deixaram claro que não houve infração na saída dos boxes. De acordo com a entidade, essas imagens não estavam disponíveis aos comissários no momento da punição, já nas voltas finais do GP da Austrália.
“Após examinar o novo vídeo, além de vídeos adicionais anteriormente não disponíveis para os comissários e capturados do helicóptero, os comissários decidem reverter a decisão anterior. Como resultado, a penalidade no carro #12 [Antonelli] no documento #43 é removida e nenhuma ação adicional é necessária”, explicou a federação.

“Está claro que o carro #12 não entrou na pista rápida antes de uma distância significativa e somente depois que verificou o espelho para confirmar que tinha passado do carro #27 [Hülkenberg]. A câmera onboard mostra que ele tinha espaço suficiente para passar com segurança pelos boxes da McLaren sem oferecer risco aos mecânicos da McLaren”, detalhou a FIA.
Com isso, Antonelli reassume a quarta colocação e soma dois pontos a mais, subindo de dez para 12 tentos na corrida em Melbourne. Com isso, a Mercedes vai de 25 para 27 pontos conquistados neste domingo (16), empatando a McLaren, que começou 2025 na liderança do Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de março, direto de Xangai, com o GP da China.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

