FIA confirma “violação processual” de Honda e Alpine ao teto de gastos de motores da F1
Embora Honda e Alpine não tenham violado o teto de gastos com as unidades de potência, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) detectou uma “violação processual” por parte das duas fornecedoras de motores
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) detectou uma violação processual por parte da Honda e da Alpine no que diz respeito ao relatório do orçamento gasto com os motores na temporada 2023 da Fórmula 1. Porém, embora exista um erro com a documentação, o órgão que regula o esporte afirmou que nenhuma das duas fabricantes da unidade de potência estouraram o teto de gastos e estão cooperando para finalizar o assunto.
A regra do teto orçamentário estreou na Fórmula 1 em 2021. Naquela temporada, a FIA estabeleceu o limite para as equipes U$ 145 milhões (R$ 820,7 milhões na cotação do dia), mas foi descoberto que a Red Bull excedeu o valor. Os taurinos foram multados em US$ 7 milhões (R$ 39,6 milhões) e tiveram uma redução de 10% no tempo de túnel de vento em 2023.
Para 2023, o limite de gastos por equipe foi reduzido para US$ 138,6 milhões (R$ 784,4 milhões) e o valor foi cumprido por todas as dez integrantes do grid. Quanto ao investimento com os motores, o máximo permitido foi de US$ 140,4 milhões (R$ 792,4 milhões), e embora todas as fornecedoras tenham respeitado o montante, a FIA detectou uma violação processual nos documentos da Honda e da Alpine.
“A CCA (Administração de Limite de Custo) confirma que, embora a Alpine Racing SAS e a HRC tenham sido consideradas em Violação Processual, nenhuma delas excedeu o nível do teto orçamentário. Tanto a Alpine Racing SAS quanto a HRC agiram sempre de boa fé e estão atualmente cooperando com a CCA para finalizar o assunto”, disse o comunicado.
“Considerando a natureza da violação, as complexidades dos novos Regulamentos Financeiros para Fabricantes de motores e os desafios associados ao seu primeiro ano de implementação, a intenção da CCA é propor a esses dois Fabricantes que resolvam suas respectivas violações por meio de um Acordo de Violação Aceito (ABA)”, finalizou.
A temporada 2023 foi a primeira em que as equipes tiveram regulamentos de teto de custo na unidade de potência. Mas além da parte orçamentária, existem outras obrigações que os fornecedores devem cumprir, e as violações processuais podem estar relacionadas ao momento de fornecimento da documentação necessária à FIA.
Diferentes elementos podem ser considerados como violações processuais. Isso inclui fazer uma submissão tardia, não cooperar com solicitações por escrito de informações ou documentos e enviar documentação imprecisa. As penalidades por violações processuais são financeiras, a menos que a FIA determine que há fatores que não justifiquem nenhuma ação adicional, ou que haja fatores agravantes suficientes que determinem que uma penalidade esportiva deva ser aplicada.
A Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
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