FIA volta atrás e aprova proposta da F1 para dobrar número de corridas sprint em 2023
FIA aprovou, de forma unânime, o aumento do número de corridas sprint na Fórmula 1 em 2023. Serão seis eventos em vez de três
A FIA aprovou, depois de reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, o aumento das corridas sprint da Fórmula 1 para 2023. O número irá dobrar, pulando de três para seis no próximo ano. A decisão foi anunciada no início da tarde desta terça-feira (27).
A decisão da FIA é contrária ao que aconteceu em abril. Na ocasião, a Fórmula 1 já demonstrava o desejo em dobrar o número de corridas sprint, mas a FIA barrou por ainda analisar o impacto da proposta nas operações de pista e de staff.
Relacionadas
“A confirmação de que a temporada 2023 da F1 terá seis fins de semana com a corrida sprint é mais um exemplo do crescimento e prosperidade no maior nível do esporte a motor. Graças à colaboração com Stefano Domenicali e nossos colegas da FOM, concluímos uma análise minuciosa do impacto das corridas sprint adicionais, e ajustamos os parâmetros relevantes de nosso trabalho para garantir que continuem reguladas neste nível”, afirmou o presidente Mohammed Ben Sulayem.
As corridas sprint estrearam na Fórmula 1 em 2021, inicialmente em três eventos. A ideia é ter um evento curto e chamativo para o sábado de definição do grid de largada. A categoria afirmou que a proposta foi um sucesso e manteve em 2022, nos GPs da Emília-Romanha, Áustria e São Paulo.
“As corridas sprint renderam um fim de semana divertido e dinâmico ao formato dos eventos nos últimos dois anos. Estou certo de que essa tendência positiva vai continuar e estou grato que o Conselho Mundial de Automobilismo deu a aprovação para seguir em frente”, finalizou.
Apesar do anúncio, a Fórmula 1 ainda não informou quais praças receberão a sprint em 2023. A categoria já informou, na última semana, que o calendário do próximo campeonato será recorde, com 24 provas distribuídas entre março e novembro.
“Estou feliz por confirmar que teremos seis corridas sprint como parte do campeonato de 2023 em diante, continuando o sucesso do novo formato, que estreou em 2021”, falou Stefano Domenicali, diretor-executivo do grupo Liberty Media.
“A corrida sprint rende mais ação durante os três dias com os pilotos lutando por algo extra desde o começo da sexta-feira até o evento principal, no domingo. Adiciona mais drama e diversão ao fim de semana. O feedback de fãs, equipes, promotores e parceiros tem sido muito positivo, e o formato está somando uma nova dimensão à F1. Tudo que queremos é garantir o sucesso no futuro”, encerrou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.