Fórmula 1 age de maneira pequena ao se recusar a chamar as coisas pelo que são

Após as denúncias de assédio nas arquibancadas do Red Bull Ring, a Fórmula 1 publicou uma nota de repúdio, mas não deu nomes aos bois. Esse comportamento errático foi assunto do Paddock GP desta semana

Como resposta aos assédios realizados na torcida do GP da Áustria, sobretudo contra torcedores de Lewis Hamilton, a Fórmula 1 divulgou um comunicado oficial tacanho para falar sobre o assunto. Esse medo de chamar as coisas pelo que elas são desanima qualquer fé de que haverá conduta séria para resolução do problema.

Pouco antes do início da corrida de domingo, a Fórmula 1 se pronunciou após relatos nas redes sociais sobre casos de assédio contra mulheres, insultos racistas e homofóbicos vindos de alguns torcedores. A categoria disse que estava ciente dos acontecimentos e prometeu tomar medidas para o que chamou de “comportamento inaceitável”.

O comportamento da torcida na Áustria — a grande maioria apoiando Max Verstappen e, consequentemente, a equipe da casa — já havia chamado a atenção na classificação para a sprint race. Durante o Q3, assim que Lewis Hamilton bateu, as arquibancadas ficaram eufóricas. O piloto da Mercedes repudiou bastante a atitude.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fãs, principalmente mulheres, relataram muitos casos de assédio no Red Bull Ring (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Mas o que acontece no circuito de Spielberg não é apenas uma questão de rivalidade entre times. Muitas mulheres, principalmente, foram às redes compartilhar o quão desconfortável tem sido comparecer ao autódromo para acompanhar a F1. “O comportamento tem sido tão… decepcionante. Minhas expectativas já não eram muito boas, mas nossa, racismo, xingamentos, assédio… a lista continua”, escreveu uma torcedora no Twitter.

Em nota, a F1 prometeu tomar providências. “Ficamos cientes de relatos de que alguns fãs foram alvos de comentários completamente inaceitáveis vindos de outros torcedores durante o evento. Levantamos isso com o promotor [da corrida] e com a segurança local e ouviremos todos que relataram tais incidentes e estão levando muito a sério. Esse tipo de comportamento é inaceitável e não será tolerado. Todos os fãs devem ser tratados com respeito”, garantiu.

A maneira como a maior das categorias do esporte a motor (não) lida com a situação foi tema do PADDOCK GP. ASSISTA JÁ!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.