Fórmula 1 vê clima instável e chances de chuva na sexta-feira do GP do Canadá

Há expectativa de chuva, mas ela deve chegar atrasada nas duas sessões do primeiro dia de ações da categoria em Montreal. Entretanto, risco existe e não deve ser desconsiderado

F1 2022 NO CANADÁ, FIA COM MEDIDAS PARA DIMINUIR QUIQUES + MOTOGP NA ALEMANHA | WGP

Um famoso ditado canadense diz que “se você não gosta de como o tempo está agora, espere cinco minutos”. A Fórmula 1 vai encarar de perto a instabilidade do clima em Montreal, ao desembarcar para o primeiro dia de ações do GP do Canadá da temporada 2022, nesta sexta-feira (17).

Na quinta-feira, ao chegarem ao Circuito Gilles Villeneuve, pilotos e equipes passaram por momentos de céu aberto, nublado e inclusive uma tempestade para fechar o dia. A categoria, inclusive, ficou em alerta após aviso meteorológico de ventos fortes e até granizo durante o fim de semana do GP do Canadá. No entanto, parece que não teremos tal clima caótico durante as ações da F1: o primeiro treino livre está marcado para as 14h locais (15h de Brasília, GMT -3) desta sexta e conta com expectativa de sol e nuvens esparsas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A temperatura esperada em Montreal é de 24ºC, com sensação térmica de 27ºC. A umidade relativa do ar chega aos 49% e teremos rajadas de vento de até 21 km/h, com média de 11 km/h. Não deve chover durante o TL1.

A chuva só deve cair mesmo na hora seguinte ao primeiro treino livre da Fórmula 1. Uma chuva leve está prevista para cair das 15h09 locais até às 15h22. As informações são do serviço meteorológico Accuweather.

Para o segundo treino livre, marcado para as 17h locais (18h de Brasília, GMT -3), o tempo estará predominantemente nublado, com ventos mais fortes (rajadas de até 31 km/h) e queda na temperatura: 21ºC. Assim como no TL1, a chuva só deve retornar na hora seguinte ao da segunda sessão da Fórmula 1. A possibilidade, entretanto, é significantemente maior.

Isso porque meteorologistas do instituto Environmment Canada monitoram a passagem de uma tempestade capaz de produzir ventos semelhantes aos de um tornado e que pode atingir o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.

O comunicado meteorológico emitido fala de uma situação perigosa por conta da possibilidade de granizo. O texto alerta que as formações de gelo podem ser grandes o bastante “a ponto de quebrar janelas, danificar veículos e causar ferimentos”. A recomendação, em casos assim, é que a população fique em casa em caso de trovoadas e tempestades.

É esperar para ver. Enquanto isso, o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL.

QUIQUES COMO NUNCA EM BAKU + CASAMENTOS NA FÓRMULA 1 2022 | TT GP #57
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.