Fórmula 1 cogita reagendar GP da Emília-Romanha em 2023, mas assume: “Improvável”

Em contato com o GRANDE PRÊMIO, a categoria máxima do automobilismo mundial confirmou que, por enquanto, a corrida não está cancelada em 2023, mas reconheceu que é improvável que a prova em Ímola possa ser reencaixada na programação deste ano

A Fórmula 1 ainda não descartou totalmente a realização do GP da Emília-Romanha na temporada 2023. No entanto, a categoria reconheceu que é bastante “improvável” que a etapa em Ímola seja realizada ainda neste ano. A informação é do GRANDE PRÊMIO.

Na manhã desta quinta-feira (17), a F1 anunciou que não vai seguir adiante com o GP da Emília-Romanha, que estava previsto para acontecer neste fim de semana, em Ímola. O comunicado, porém, não deixou claro se tratava-se ou não de um cancelamento.

O paddock de Ímola, completamente alagado após as chuvas que assolaram o norte da Itália (Foto: Twitter/Steffen Dietz)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A F1 quer mandar seu apoio às comunidades e pessoas atingidas pelos recentes acontecimentos na região da Emília-Romanha. Também estamos à disposição para trabalhar com os serviços emergenciais, que estão fazendo tudo para ajudar aqueles que mais precisam neste momento”, diz o comunicado oficial da categoria. “Conforme as discussões entre F1, o presidente da FIA, os ministros, o presidente do Clube de Automobilismo da Itália, presidente e prefeito da região da Emília-Romanha, decidimos não proceder com o GP da Emília-Romanha neste fim de semana”, continuou.

“A decisão foi tomada porque não é possível garantir segurança aos nossos fãs, às equipes e a todos que trabalham no evento. É a coisa certa e mais responsável a se fazer em vista das situações que as cidades da região estão enfrentando. Não seria certo colocar ainda mais pressão nas autoridades e serviços emergenciais neste momento tão difícil”, encerrou.

O GRANDE PRÊMIO, então, procurou a categoria via assessoria de imprensa para saber se a prova foi apenas adiada ou se não vai acontecer em 2023. Em contato telefônico, um porta-voz explicou que não está completamente descartada a realização do GP da Emília-Romanha em uma data posterior, mas definiu como “improvável” que a corrida aconteça ainda neste ano.

A programação deste ano é composta por 23 etapas, com corridas prevista para até o dia 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi. É o maior calendário da história da categoria.

O país europeu enfrenta uma emergência climática que, segundo as autoridades locais, já resultou em cinco mortes e milhares de pessoas removidas das residências. Na região da Emília–Romanha, 24 cidades foram evacuadas após o transbordamento de 14 rios.

“A chuva não acabou, vai continuar por várias horas”, disse o vice-chefe da Agência de Proteção Civil, Titti Postiglione, ao canal SkyTG24.

Segundo Nello Musemeci, ministro da Proteção Civil, cinco pessoas morreram nas enchentes e várias outras estão desaparecidas. 50 mil pessoas ficaram sem eletricidade, enquanto mais de 100 mil estão sem telefonia móvel ou fixa.

A emergência climática não afeta apenas a Itália. Os Bálcãs também foram atingidos por inundações, enquanto Croácia, Bósnia e Eslovênia sofrem com deslizamentos de terra e evacuações.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.