Fórmula 1 encara chuva e baixa temperatura no dia da classificação em Ímola

O primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no GP da Emília-Romanha tem bastante água na pista e frio no norte da Itália

VERSTAPPEN É BOMBA-RELÓGIO NA FÓRMULA 1 2022, MAS E HAMILTON? | TT GP #49

A Fórmula 1 chegou para a quarta etapa da temporada 2022. A partir desta sexta-feira (22), a categoria disputa o GP da Emília-Romanha e, como é fim de semana de corrida sprint, o primeiro dia já traz uma classificação. Pela primeira vez no atual campeonato, a chuva será um fator real.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Desde a noite italiana da última quinta-feira, a região de Ímola sofre com chuvas torrenciais que também estavam presente na manhã da sexta. Com direito a alerta oficial de tempestade, que será válido até as 14h locais [9h de Brasília]. Com isso, termina antes da classificação, mas engloba o começo do primeiro treino livre.

A sessão inicial tem início marcado às 13h30 locais [8h30 de Brasília] e chance de chuva um pouco menor que a praticamente certeza até uma hora antes, apesar do alerta que mantém possibilidade de tempestade. A temperatura será de apenas 9°C, com sensação térmica de 10°C, e possibilidade altíssima de pista bastante molhada ainda que a chuva termine. Os ventos não serão grande preocupação: média de 17 km/h e rajadas de até 22 km/h.

A chuva que acompanha o safety-car da F3 na manhã de sexta-feira (Foto: Reprodução/F3)

Como é o único treino antes da classificação, a preocupação das equipes da Fórmula 1 é alta de que não consigam realizam testes para abrir o fim de semana.

Todas as informações sobre o clima são do serviço de meteorologia Accuweather. Depois, às 17h locais [12h de Brasília], a expectativa é que a chuva siga sem cair, mas as chances são de 49%. Razoalvelmente altas, portanto. A temperatura sobe para 13°C e com sensação de 12°C. O vento cai um pouco, para 15 km/h de média e rajadas de 20 km/h.

A classificação define o grid para a corrida sprint, que, essa, sim, fechará o grid de largada para a corrida oficial, no domingo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL.

Paddockast #144: Os pilotos que mais precisam crescer na fase europeia da F1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.