Fórmula 1 planeja primeiros testes de transmissão em qualidade 8K já em 2021

Você provavelmente nunca assistiu nada em 8K, mas essa tecnologia já está no radar da Fórmula 1. A categoria quer realizar testes com equipamento HDR nos próximos meses

A Fórmula 1 apresentou detalhes do que chama de “circuito de rua mais longo e mais rápido” da Fórmula 1 (Vídeo: Fórmula 1)

O futuro já está virando realidade na Fórmula 1. De olho em novas formas de transmissão, a categoria já fala abertamente em realizar testes de transmissão em 8K ao longo dos próximos meses. É que a categoria já planeja usar o HDR [high dynamic range, ou dinâmica de alto alcance], tecnologia que permite gravações com qualidade ainda maior.

“Falando sobre 8K, uma das coisas que estamos considerando é o HDR”, disse Ian Holmes, diretor de direitos de mídia da F1. “É em alta definição e muito eficiente para objetos que se movem rapidamente. Vamos conduzir testes esse ano. Acho que esse é o próximo passo. Estamos de olho em desenvolvimentos tecnológicos para apoiar nossos parceiros de transmissão. Precisamos ser pioneiros. Lembro que na época do Bernie [Ecclestone] fomos um pouco lentos demais na adoção de alguns elementos. Ironicamente, nós chegamos rapidamente ao ponto em que estamos agora”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

FÓRMULA 1; F1; GP DE ABU DHABI; LARGADA;
A ideia de fazer transmissões em 8K já está na mesa da F1 (Foto: F1/Twitter)

Um exemplo de atraso da gestão de Bernie Ecclestone pôde ser visto dez anos atrás. A Fórmula 1 demorou para fazer transmissões em Full HD, ou 1080p, uma tecnologia que só foi aplicada a partir da temporada 2011. A novidade já estava disponível no Brasil desde 2007, por exemplo. Uma década depois, a gestão do Liberty Media pensa adiante, mesmo sabendo que a tecnologia 8K ainda está longe de ser acessível ao redor do mundo.

“Se a gente tivesse isso [8K] amanhã, seriam poucas pessoas capazes de ver isso. Algumas vezes você produz uma tecnologia incrível, usável, só que os dispositivos das pessoas ainda não são adequados. É uma busca por um ponto de equilíbrio”, destacou Holmes.

Ainda sem transmissão 8K, a F1 foca na temporada 2021. Esta começa em pouco mais de uma semana, com o GP do Bahrein marcado para 28 de março.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube