Forza Rossa anuncia que não obteve aprovação da FIA e que está fora da temporada 2015 da F1

Por meio de um comunicado publicado no jornal romeno 'ProSport', a Forza Rossa anunciou que a FIA não acatou sua candidatura a uma vaga para integrar o grid em 2015

A Forza Rossa anunciou que está fora da temporada 2015 da F1. A nota não traz muitos detalhes e apenas explica que a esquadra não recebeu a aprovação final da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O jornal romeno 'ProSport' obteve a informação da assessoria da equipe.

"A ideia e conceito de fazer uma equipe na F1 pertencem ao presidente da Forza Rossa, Ion Bazac, e faz parte de um programa de desenvolvimento e internacionalização da empresa e de suas atividades desde 2011”, afirmou a companhia.

"O Grupo Forza Rossa não recebeu a aprovação final e somos capazes agora de confirmar, na ausência de uma nota pública e oficial da FIA, que a participação em 2015 na F1 não vai mais acontecer", completou.

Ion Bazac está por trás do projeto da Forza Rossa (Foto: Reprodução)

Em junho deste ano, a imprensa europeia noticiou que a FIA havia aceitado a inscrição da equipe romena e que o processo de análise da esquadra durou mais que o da Haas — o time norte-americano que recebeu o aval da entidade para estrear na F1 —, mas foi aceito após a federação comprovar a viabilidade financeira do projeto que tinha por trás Colin Kolles, ex-chefe da Force India e da HRT, e o ex-ministro da Saúde da Romênia, Bazac.

Quatro meses depois, o jornal inglês The Independent' afirmou que Constantin Cojocar, ex-jogador de handebol e também envolvido com a Forza Rossa, tentou comprar a Caterham. Mas um calote de seus investidores levou a uma falha na conclusão do negócio.

A Caterham, como se sabe, atravessa sérias dificuldades financeiras, foi vendida por Tony Fernandes no meio do ano para o grupo suíço Engavest AS, que não deu conta do recado. Desde o fim de outubro, a esquadra está sob administração legal e sequer viajou aos EUA e ao Brasil para as etapas finais da temporada. O negócio, entretanto, nunca vingou. 

Médico, Bazac possui, entre outros negócios, concessionárias da Ferrari no país do Leste Europeu e é presidente de um consórcio de investidores privados e estatais.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.