Bortoleto lembra ‘Francomania’ e diz esperar apoio de brasileiros: “Não são diferentes”
Assim como Franco Colapinto impressionou com o apoio que recebeu dos fãs argentinos, Gabriel Bortoleto disse acreditar que a torcida brasileira vai fazer barulho após o retorno à F1
A cada dia que passa, a expectativa aumenta pelo retorno do Brasil à Fórmula 1. Com Gabriel Bortoleto confirmado ao lado de Nico Hülkenberg na Sauber, o país voltará a ter um piloto titular na maior categoria do mundo pela primeira vez desde Felipe Massa, em 2017. No entanto, o campeão da F2 2024 não é o único novato a fazer barulho no ano passado — e um deles, apesar de toda a pompa, nem está no grid.
Alçado ao posto de titular da Williams para substituir Logan Sargeant, Franco Colapinto colecionou boas exibições no início, arrebatou uma legião de fãs e chegou a despertar interesse de outras equipes. Com um fim de campeonato marcado por batidas, o hype diminuiu, mas o argentino foi levado pela Alpine para colocar pressão em Jack Doohan.
Além da velocidade de Colapinto, no entanto, chamou muita atenção o comportamento dos fãs argentinos, que foram à loucura com o retorno do país ao grid. No GP de São Paulo, por exemplo, os torcedores fizeram muito barulho para apoiar Franco, e Bortoleto espera ver isso acontecendo mais uma vez em 2025 — só que com a torcida brasileira.
“O que aconteceu com Franco foi bem maluco”, disse Bortoleto. “Em alguns momentos, pude ver muitos fãs do lado de fora da equipe dele, esperando e formando filas. E acho que os fãs brasileiros não são diferentes. São pessoas muito calorosas, e esperaram muito tempo por um brasileiro na F1 — são sete ou oito anos desde que Felipe saiu”, afirmou.

Bortoleto fez questão de destacar a felicidade de poder fazer parte do grid da F1 e disse que espera ver muitos fãs brasileiros ao longo do ano. Por outro lado, admitiu que a expectativa dos torcedores do país estará alta em cima do primeiro piloto a representar a bandeira em oito anos.
“Vai haver muita expectativa por parte dos fãs brasileiros, e espero poder vê-los em muitas corridas, apoiando a mim e à equipe. Estou animado para isso, feliz por poder representar meu país na maior categoria de automobilismo do mundo. Fico simplesmente feliz com isso, e espero ver muitos fãs brasileiros por aí”, finalizou Bortoleto.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

