Bortoleto prega trabalho duro para “estar no nível” da F1 e garante: “Apenas o começo”

Gabriel Bortoleto falou mais uma vez em “sonho realizado” com chegada à Fórmula 1, mas afirmou que está apenas no começo da jornada na categoria

A estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 está cada vez mais próxima, e a preparação do brasileiro para o GP da Austrália está chegando na reta final. Mais uma vez, o agora titular da Sauber falou sobre as expectativas para 2025 e voltou a citar um “sonho realizado”, mas reforçou que a jornada está apenas no começo. 

Bortoleto destacou mais uma vez que sente que fez um bom trabalho nas categorias de base, o que é praticamente inegável, já que venceu os títulos da F3 e da F2 de maneira consecutiva e como novato nas duas ocasiões. No entanto, o foco agora é trabalhar para chegar ao nível dos pilotos da Fórmula 1, segundo o brasileiro. 

“Estou me sentindo muito bem. É minha primeira temporada na Fórmula 1, e é um sonho realizado. Quando é jovem, sonha em chegar à F1, mas não sabe quais são as chances reais. Você só tem de se destacar nas categorias de base e esperar conquistar um lugar lá”, destacou em entrevista ao portal GrandPrix247

“Acho que fiz um bom trabalho nas categorias de base, vencendo os títulos da F3 e da F2. Agora, estar na Fórmula 1 é uma grande conquista, mas é realmente apenas o começo. Aqui é onde o verdadeiro trabalho começa. Agora, estou competindo com os melhores, com os grandes nomes, e preciso trabalhar incrivelmente duro para estar no nível deles”, continuou Bortoleto. 

Gabriel Bortoleto apresentou o capacete para a F1 2025 (Vídeo: Instagram)

O brasileiro da Sauber também falou sobre os maiores desafios que espera enfrentar nesta temporada. Segundo Bortoleto, o salto da F2 para a F1 é bem grande e o cenário na categoria “é completamente diferente do que estava acostumado”. 

Ainda assim, o companheiro de Nico Hülkenberg em 2025 reforçou que está trabalhando o máximo possível para estar preparado já para os primeiros testes com o novo carro da Sauber, o C45

“A maior diferença para mim na Fórmula 1 é que tudo é novo. Há tanto acontecendo, e a escala é completamente diferente do que eu estava acostumado. Há mais membros da equipe envolvidos. São cerca de 1.000 pessoas trabalhando nos bastidores para manter apenas dois carros na pista”, pontuou.

“A Fórmula 1 é mais complexa do que a F2 e a F3, com mais ferramentas e sistemas para gerenciar. Tem de mexer muito mais no acerto do carro e desenvolver um entendimento técnico mais profundo. Isso é algo no qual tenho me concentrado desde o primeiro teste de pós-temporada em Abu Dhabi, me esforçando para estar o mais preparado possível para o primeiro teste e o início da temporada”, encerrou. 

A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.