Gasly, Hartley e Alonso se unem a pilotos da Red Bull e são punidos por trocar peças do motor em Sóchi

Dos vinte pilotos do grid da F1, cinco vão receber punições por trocar peças do motor em Sóchi. A dupla da Toro Rosso passa pelo mesmo dilema da equipe principal agora para evitar punição no GP do Japão, importante para a Honda

Já são cinco pilotos punidos no GP da Rússia por trocar peças do motor. Depois da informação de que, na Red Bull, tanto Max Verstappen quanto Daniel Ricciardo precisam de novas peças para aguentar a reta final da temporada 2018, a sexta-feira (28) começou com a confirmação de que o mesmo vale para os pilotos da Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley, e a McLaren de Fernando Alonso.
 
Os motivos são diferentes. Se na Red Bull a alegação é de que o motor atual não aguentaria a altitude do GP do México, na Toro Rosso o motivo é a introdução de um novo pacote de atualizações da Honda. A introdução inclusive foi antecipada para gerar punições na Rússia e não no Japão, casa da parceira técnica.
 
Fernando Alonso não tem nenhuma grande explicação – o espanhol simplesmente precisou de novos componentes para correr em Sóchi sem risco de abandono.
Fernando Alonso é um dos cinco que perde posições em Sóchi (Foto: McLaren)

As punições por troca de componentes do motor começam a ser aplicadas após equipes e pilotos excederem o limite de três unidades para a temporada inteira. Toro Rosso, Red Bull e McLaren são três das equipes que mais sofrem com o teto, superando o limite muito antes do fim do campeonato.

 
O GP da Rússia acontece nesse fim de semana, em Sóchi. Passada a etapa russa, restarão apenas cinco no campeonato de 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.