Russell lidera 1-2 da Mercedes em TL2 com chuva no GP do Japão. Latifi erra pit-lane
Em mais um treino com chuva e pista molhada em Suzuka, George Russell ponteou um 1-2 da Mercedes com Lewis Hamilton em segundo. Nicholas Latifi entregou entretenimento ao errar a entrada do pit-lane na pista japonesa
A Fórmula 1 formatou o fim de semana do GP do Japão de maneira a conceder um tempo de teste dos pneus 2023 da Pirelli durante o segundo treino livre e, por isso, aumentou a atividade de 60 para 90 minutos de duração. Acontece que, com a chuva persistente na região do circuito de Suzuka ao longo desta sexta-feira (7), a categoria cancelou o teste e manteve um treino longo. Na atividade sem muitas emoções, George Russell terminou com o mais rápido do TL2 na pista japonesa.
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Max Verstappen e Carlos Sainz chegaram a liderar o segundo treino livre por breves momentos, mas, em geral, foi uma briga entre os dois pilotos da Mercedes pela ponta. Russell e Lewis Hamilton trocaram voltas mais rápidas por boa parte da hora e meia, mas foi o jovem inglês quem anotou 1min41s935. Hamilton foi o segundo colocado, 0s235 atrás.
Verstappen e Sergio Pérez colocaram a Red Bull na sequência, ambos 0s8 atrás de Russell, mas há que entender que as circunstâncias tornam o rendimento real um mistério absoluto. Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Guanyu Zhou fecharam o top-10.
O grande momento de entretenimento do treino chegou logo nos primeiros minutos. Nicholas Latifi foi o primeiro a entrar na pista e, depois de algum tempo, resolveu voltar aos boxes. O detalhe é que o canadense embicou o carro no lugar errado após confundir uma linha de pista auxiliar com a entrada do pit-lane.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa à 0h [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação inicia às 3h.
Confira como foi o TL2:
Sem chuva em Suzuka, mas ainda com a pista bastante molhada e bastante linhas cheias d’água, a F1 resolveu desistir de promover os testes dos pneus da Pirelli para 2023. A fabricante italiana conseguiu até que a categoria aumentasse o TL2 para 90 minutos de duração, mas, com a situação do clima, a F1 cancelou o teste. Mas manteve o treino em 90 minutos.
Havia uma outra notícia: a Haas teve de trocar o chassi do carro de Mick Schumacher após o acidente no fim do TL1 e, assim, a participação do alemão no segundo treino do dia estava cancelada.
Nicholas Latifi foi o primeiro a se arriscar na pista molhada e logo trouxe mais gente consigo. Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Alexander Albon apontaram pouco depois. O espanhol da Ferrari logo anotou um tempo para inaugurar a tabela, passando em 1min49s615.
Mesmo sem andar muito rápido, Latifi brilhou nos primeiros 15 minutos de sessão. O canadense já tinha saído brevemente da pista antes, mas ficou claro o que acontecera: Nicholas confundiu uma linha de pista auxiliar com a entrada do pit-lane e entrou no lugar errado. Fenomenal!
Sainz aproveitava para avisar a Ferrari que a pista ainda estava molhada demais. Mais gente aparecia no traçado, mas sempre utilizando pneus de chuva extrema naqueles primeiros 20 minutos. A McLaren queria saber a opinião de seu piloto principal, então perguntou a Lando Norris como estava a pista. “Molhada”, respondeu.
Com quase meia hora de atividade, a Mercedes aparecia reinando na tabela de tempos. Lewis Hamilton pintou na frente ao anotar 1min49s489, mas George Russell apostou em sair de pneus intermediários e foi 2s mais rápido. Russell melhorou ainda mais na segunda tentativa e fez 1min45s738. Os pneus intermediários passavam a ser norma após o primeiro terço da atividade.
Pouco depois, Charles Leclerc saiu da pista e causou uma bandeira amarela breve. Yuki Tsunoda, o piloto da casa, aliás, também deu um passeio na brita. Felizmente para ambos, nada de mais grave com o carro.
As voltas seguiam a cair conforme utilizavam os pneus intermediários. Max Verstappen finalmente apareceu na pista e passou a ocupar a ponta. Hamilton tomou, e Verstappen andou em 1min43s137. Aí, Russell virou ainda mais veloz e cravou 1min42s968. Após metade dos 90 minutos, era ele quem liderava.
Foi só depois disso que Fernando Alonso apareceu na pista. Líder do TL1, o bicampeão mundial não julgava ter necessidade de conhecer muito mais da pistas nestas condições. Apenas o espanhol não havia andado no TL2, além de Schumacher, claro.
A luta pela volta mais rápida continuava entre as duas Mercedes: Hamilton voltou a aparecer na frente por um instante, mas Russell rodava ainda mais rápido. A chuva seguia viva, também, e estava na cara que ninguém poderia utilizar pneus de pista seca no restante da sexta-feira.
Sergio Pérez era mais um a aparecer desfilando pelo gramado, agora já com pouco menos de 30 minutos no relógio. A impressão era que a chuva estava mais forte, algo que Alonso confirmaria no rádio da Alpine instantes depois.
Por isso, a pista esvaziava. Pérez estava sozinho na pista num momento; depois eram as duas Mercedes e as Ferrari; as Ferrari e Latifi ou só Sebastian Vettel. Dificilmente, a tabela de tempos voltaria a sofrer mudanças.
Um detalhe interessante é que a pole de Ayrton Senna no GP do Japão de 1988 foi com o tempo de 1min41s853, em pista seca. 34 anos mais tarde, os carros andavam neste ritmo mesmo com chuva, água na pista e pneus intermediários: Russell liderava com 1min41s935.
Daí para frente, restava somente Verstappen reclamar dos pneus, que esquentavam na traseira e não tinha aderência. Mas o resultado estava firmado.
Fórmula 1 2022, GP do Japão, Suzuka, TL2:
1 | G RUSSELL | Mercedes | 1:41.935 | 22 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:42.170 | +0.235 | 21 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:42.786 | +0.851 | 23 |
4 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:42.834 | +0.899 | 25 |
5 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:43.187 | +1.252 | 16 |
6 | C SAINZ | Ferrari | 1:43.204 | +1.269 | 23 |
7 | F ALONSO | Alpine | 1:43.533 | +1.598 | 13 |
8 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:43.733 | +1.798 | 19 |
9 | E OCON | Alpine | 1:43.884 | +1.949 | 12 |
10 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:44.525 | +2.590 | 16 |
11 | C LECLERC | Ferrari | 1:44.709 | +2.774 | 10 |
12 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:44.962 | +3.027 | 16 |
13 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:45.039 | +3.104 | 15 |
14 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:45.257 | +3.322 | 25 |
15 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:45.261 | +3.326 | 23 |
16 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:45.885 | +3.950 | 11 |
17 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:46.030 | +4.095 | 9 |
18 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:46.776 | +4.841 | 20 |
19 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:47.491 | +5.556 | 13 |
20 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | |||
Tempo 107% | 1:49.070 | +7.135 |