Russell lidera 1-2 da Mercedes em TL2 com chuva no GP do Japão. Latifi erra pit-lane

Em mais um treino com chuva e pista molhada em Suzuka, George Russell ponteou um 1-2 da Mercedes com Lewis Hamilton em segundo. Nicholas Latifi entregou entretenimento ao errar a entrada do pit-lane na pista japonesa

A Fórmula 1 formatou o fim de semana do GP do Japão de maneira a conceder um tempo de teste dos pneus 2023 da Pirelli durante o segundo treino livre e, por isso, aumentou a atividade de 60 para 90 minutos de duração. Acontece que, com a chuva persistente na região do circuito de Suzuka ao longo desta sexta-feira (7), a categoria cancelou o teste e manteve um treino longo. Na atividade sem muitas emoções, George Russell terminou com o mais rápido do TL2 na pista japonesa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas


Max Verstappen e Carlos Sainz chegaram a liderar o segundo treino livre por breves momentos, mas, em geral, foi uma briga entre os dois pilotos da Mercedes pela ponta. Russell e Lewis Hamilton trocaram voltas mais rápidas por boa parte da hora e meia, mas foi o jovem inglês quem anotou 1min41s935. Hamilton foi o segundo colocado, 0s235 atrás.

Verstappen e Sergio Pérez colocaram a Red Bull na sequência, ambos 0s8 atrás de Russell, mas há que entender que as circunstâncias tornam o rendimento real um mistério absoluto. Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Guanyu Zhou fecharam o top-10.

O grande momento de entretenimento do treino chegou logo nos primeiros minutos. Nicholas Latifi foi o primeiro a entrar na pista e, depois de algum tempo, resolveu voltar aos boxes. O detalhe é que o canadense embicou o carro no lugar errado após confundir uma linha de pista auxiliar com a entrada do pit-lane.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa à 0h [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação inicia às 3h.

Nicholas Latifi errou entrada dos boxes em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi o TL2:

Sem chuva em Suzuka, mas ainda com a pista bastante molhada e bastante linhas cheias d’água, a F1 resolveu desistir de promover os testes dos pneus da Pirelli para 2023. A fabricante italiana conseguiu até que a categoria aumentasse o TL2 para 90 minutos de duração, mas, com a situação do clima, a F1 cancelou o teste. Mas manteve o treino em 90 minutos.

Havia uma outra notícia: a Haas teve de trocar o chassi do carro de Mick Schumacher após o acidente no fim do TL1 e, assim, a participação do alemão no segundo treino do dia estava cancelada.

Nicholas Latifi foi o primeiro a se arriscar na pista molhada e logo trouxe mais gente consigo. Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Alexander Albon apontaram pouco depois. O espanhol da Ferrari logo anotou um tempo para inaugurar a tabela, passando em 1min49s615.

George Russell foi o mais rápido no segundo treino livre do GP do Japão (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

Mesmo sem andar muito rápido, Latifi brilhou nos primeiros 15 minutos de sessão. O canadense já tinha saído brevemente da pista antes, mas ficou claro o que acontecera: Nicholas confundiu uma linha de pista auxiliar com a entrada do pit-lane e entrou no lugar errado. Fenomenal!

Sainz aproveitava para avisar a Ferrari que a pista ainda estava molhada demais. Mais gente aparecia no traçado, mas sempre utilizando pneus de chuva extrema naqueles primeiros 20 minutos. A McLaren queria saber a opinião de seu piloto principal, então perguntou a Lando Norris como estava a pista. “Molhada”, respondeu.

Com quase meia hora de atividade, a Mercedes aparecia reinando na tabela de tempos. Lewis Hamilton pintou na frente ao anotar 1min49s489, mas George Russell apostou em sair de pneus intermediários e foi 2s mais rápido. Russell melhorou ainda mais na segunda tentativa e fez 1min45s738. Os pneus intermediários passavam a ser norma após o primeiro terço da atividade.

Pouco depois, Charles Leclerc saiu da pista e causou uma bandeira amarela breve. Yuki Tsunoda, o piloto da casa, aliás, também deu um passeio na brita. Felizmente para ambos, nada de mais grave com o carro.

As voltas seguiam a cair conforme utilizavam os pneus intermediários. Max Verstappen finalmente apareceu na pista e passou a ocupar a ponta. Hamilton tomou, e Verstappen andou em 1min43s137. Aí, Russell virou ainda mais veloz e cravou 1min42s968. Após metade dos 90 minutos, era ele quem liderava.

Charles Leclerc não esteve entre os mais rápidos do TL2 (Foto: Ferrari)

Foi só depois disso que Fernando Alonso apareceu na pista. Líder do TL1, o bicampeão mundial não julgava ter necessidade de conhecer muito mais da pistas nestas condições. Apenas o espanhol não havia andado no TL2, além de Schumacher, claro.

A luta pela volta mais rápida continuava entre as duas Mercedes: Hamilton voltou a aparecer na frente por um instante, mas Russell rodava ainda mais rápido. A chuva seguia viva, também, e estava na cara que ninguém poderia utilizar pneus de pista seca no restante da sexta-feira.

Sergio Pérez era mais um a aparecer desfilando pelo gramado, agora já com pouco menos de 30 minutos no relógio. A impressão era que a chuva estava mais forte, algo que Alonso confirmaria no rádio da Alpine instantes depois.

Por isso, a pista esvaziava. Pérez estava sozinho na pista num momento; depois eram as duas Mercedes e as Ferrari; as Ferrari e Latifi ou só Sebastian Vettel. Dificilmente, a tabela de tempos voltaria a sofrer mudanças.

Um detalhe interessante é que a pole de Ayrton Senna no GP do Japão de 1988 foi com o tempo de 1min41s853, em pista seca. 34 anos mais tarde, os carros andavam neste ritmo mesmo com chuva, água na pista e pneus intermediários: Russell liderava com 1min41s935.

Daí para frente, restava somente Verstappen reclamar dos pneus, que esquentavam na traseira e não tinha aderência. Mas o resultado estava firmado.

Fórmula 1 2022, GP do Japão, Suzuka, TL2:

1G RUSSELLMercedes1:41.935 22   
2L HAMILTONMercedes1:42.170+0.23521   
3M VERSTAPPENRed Bull Honda1:42.786+0.85123   
4S PÉREZRed Bull Honda1:42.834+0.89925   
5K MAGNUSSENHaas Ferrari1:43.187+1.25216   
6C SAINZFerrari1:43.204+1.26923   
7F ALONSOAlpine1:43.533+1.59813   
8V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:43.733+1.79819   
9E OCONAlpine1:43.884+1.94912   
10G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:44.525+2.59016   
11C LECLERCFerrari1:44.709+2.77410   
12N LATIFIWilliams Mercedes1:44.962+3.02716   
13A ALBONWilliams Mercedes1:45.039+3.10415   
14Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:45.257+3.32225   
15S VETTELAston Martin Mercedes1:45.261+3.32623   
16L NORRISMcLaren Mercedes1:45.885+3.95011   
17D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:46.030+4.0959   
18L STROLLAston Martin Mercedes1:46.776+4.84120   
19P GASLYAlphaTauri Honda1:47.491+5.55613   
20M SCHUMACHERHaas Ferrari   
  Tempo 107%1:49.070+7.135 
Paddockast #168: Nem corrida caótica salva mais: onde foi que a F1 2022 errou?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.