Russell diz que “poderia ter 20 vitórias” em era diferente da F1: “Meu tempo vai chegar”
George Russell imaginou que chegaria na Mercedes brigando pelo título da Fórmula 1, mas encontrou uma ordem de forças bem diferente a partir de 2022. Ainda assim, inglês mantém confiança de que o momento de disputar a taça da categoria vai chegar
Alçado à Fórmula 1 depois do título da Fórmula 2 em 2018, George Russell passou três temporadas brigando no fundo do pelotão com a Williams na espera da aguardada chance de disputar o título da categoria com a Mercedes — que monopolizou as conquistas entre 2014 e 2020. No entanto, ao chegar ao time alemão em 2022, o inglês encontrou uma acentuada queda de rendimento sob o novo regulamento técnico e não teve a oportunidade de desafiar o poderio da Red Bull nas pistas.
Em seu terceiro ano de Mercedes, o britânico analisou o momento atual da Fórmula 1 e disse que poderia ter conquistado uma série de vitórias em outra fase da categoria. Russell tratou o momento atual como “era Verstappen” e garantiu que “seu tempo ainda vai chegar” na principal classe do esporte a motor.
“Se esses três anos fossem em uma era diferente, eu poderia ter 20 vitórias e poles em meu nome”, disse Russell ao jornal britânico The Times. “Poderia ter brigado pelo campeonato em todos esses anos”, concluiu o piloto inglês.
Desde que chegou na equipe alemã, Russell conquistou duas vitórias, no GP de São Paulo de 2022 e no GP da Áustria de 2024. Outro triunfo teria vindo no GP da Bélgica deste ano, quando cruzou a linha de chegada em primeiro e acabou desclassificado porque o carro estava abaixo do limite mínimo de peso. Além disso, o inglês somou três poles, mas nunca teve a oportunidade de efetivamente brigar pela taça.
Max Verstappen, por outro lado, conquistou todos os títulos da categoria desde 2021. Sob o novo regulamento técnico, o neerlandês alcançou 41 vitórias em 58 corridas e monopolizou a primeira colocação ao longo dos anos. Atualmente, o tricampeão tem 277 pontos e ocupa novamente a ponta, com 78 de frente para Lando Norris. Russell é o oitavo, com 116 tentos.
A Fórmula 1 voltará às pistas após as férias de verão entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.