Governo saudita revela detalhes e promete circuito pitoresco em ‘Las Vegas das Arábias’

A promessa é de uma "experiência única" tanto para torcedores quanto para pilotos, com um circuito que mistura pista de rua e permanente, além de uma curva com elevação equivalente a um prédio de 20 andares

A Arábia Saudita aproveitou a passagem da Fórmula 1 nesta semana para revelar mais detalhes do circuito de Qiddiya, que pretende ser a casa da categoria num futuro próximo. A pista, em construção desde 2019, faz parte do complexo que está sendo preparado na cidade que fica próxima à capital Riad.

Ao todo, o traçado contará com 21 curvas, com destaque para a curva 1, denominada Blade, que terá uma elevação equivalente a um prédio de 20 andares. O projeto é desenvolvido pelo ex-piloto de F1, Alexander Wurz, e o arquiteto Hermann Tilke, popular designer de circuitos na F1.

O Qiddiya Speed Park ainda contará com múltiplas configurações e duas seções distintas: uma com características de circuito de rua e uma de pista aberta de alta, totalmente integrada às demais atrações esportivas e culturais do complexo.

Parte do traçado passará ao lado da Falcon, montanha-russa mais alta e rápida do mundo, localizada no parque Six Flags Qiddiya. A extensão da pista ainda não foi oficializada, mas a expectativa é que ultrapasse os 7.004 km de Spa-Francorchamps, que é atualmente a pista mais longa do calendário da F1.

A expectativa é que Qiddiya receba o GP da Arábia Saudita em breve (Foto: Divulgação)

Outro ponto que promete tornar a experiência única é a forma como os torcedores poderão acompanhar a prova, já que as arquibancadas tradicionais foram substituídas por mirantes e varandas.

Diretor-administrativo da Qiddiya Investment Company, empresa responsável pelo projeto, Abdullah Aldawood declarou em nota oficial que “o Speed Park será uma verdadeira personificação da filosofia de poder de jogo de Qiddiya e posicionará a cidade como casa do automobilismo saudita e um dos principais locais do automobilismo do mundo”.

“Os visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas e envolventes do mundo com este circuito pioneiro, projetado por pilotos para pilotos, pronto para sediar alguns dos maiores eventos de automobilismo do mundo”, acrescentou.

O GP da Arábia Saudita entrou no calendário da F1 em 2021 e acontece no circuito de Jedá, também projetado por Tilke. No ano passado, o CEO da Saudi Motorsport Company, Martin Whitaker, sinalizou que os planos são uma mudança para Qiddiya ao final de 2027, porém o governo saudita não descarta a possibilidade de o país sediar duas etapas da F1.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua nesta semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9) de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.