GP às 10: F1 garante que Senna é o mais rápido da história. Mas será mesmo?

Eduardo Benvenuti, o BRKsEDU, novo integrante do GRANDE PRÊMIO, analisa a lista feita pela Fórmula 1

Quem é o piloto mais rápido das últimas quatro décadas? É uma pergunta que sempre contou com respostas subjetivas, diferentes abordagens e argumentos, mas a Fórmula 1 pretende responder de uma vez. E, segundo uma nova tecnologia, é Ayrton Senna.

A análise foi feita pela Fastest Driver [piloto mais rápido, em tradução livre], desenvolvida pela AWS – Amazon Web Services. “É uma ferramenta única que usa tecnologia de machine learning (ML) – ou aprendizagem de máquina – para fornecer classificação objetiva e baseada em dados dos pilotos”, diz a descrição do sistema.

A discussão leva em conta todos os pilotos que passaram pelo Mundial entre 1983 e os dias atuais, todos que estão na base de dados fornecida pela F1 para a AWS. Além da leitura de dados, o fator carro é excluído da avaliação.

A análise leva em conta voltas lançadas de treinos classificatórios. Com isso, Senna fica na primeira colocação e tem o heptacampeão mundial Michael Schumacher no encalço, 0s114 atrás. Lewis Hamilton é o terceiro e tem desvantagem de 0s275 para Ayrton.

Apesar do top-3 ser bastante imaginável, outros grandes pilotos do período ficaram fora da lista dos dez mais rápidos: Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Häkkinen, Kimi Räikkönen e Jenson Button, todos campeões mundiais, não aparecem.

Atrás de Hamilton, Max Verstappen ocupa a quarta colocação, logo à frente de Fernando Alonso e Nico Rosberg. O sétimo já é um tanto quanto surpreendente: Charles Leclerc. Mas o oitavo e o nono colocados são azarões dos maiores se alguém quisesse apostar em quem apareceria nesta lista: Heikki Kovalainen e Jarno Trulli, respectivamente 0s378 e 0s409 mais lentos que Senna. Sebastian Vettel é o décimo.

No GP às 10 de hoje, quem comenta a lista é Eduardo Benvenuti, o BRKsEDU, novo integrante do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.