1. A F1 ESTÁ DE VOLTA
Foram quase quatro semanas sem F1, mas, convenhamos, ninguém sentiu tanta falta assim, e isso nem é culpa da categoria. É que a Rio 2016 foi espetacular demais.
Dito isso, a última prova aconteceu
na Alemanha, em Hockenheim, no último dia do mês passado, e viu a vitória de Lewis Hamilton, depois de um julho alucinante. Após a etapa germânica, pilotos e equipes foram curtir as merecidas férias do verão europeu.
E alguns viajaram para longe.
Hamilton, por exemplo, visitou o Caribe e os EUA. Daniel Ricciardo também foi fazer uma ‘road trip’ pelo país de Michael Phelps, enquanto Valtteri Bottas preferiu ver de perto os Jogos Olímpicos – também para acompanhar a namorada nadadora. Outros ainda foram para Ibiza, a super badalada ilha espanhola. Esse foi o caso de Nico Rosberg. E teve gente que preferiu apenas voltas para casa, como Felipe Massa, Felipe Nasr, Sergio Pérez e Esteban Gutiérrez. Max Verstappen se divertiu na piscina de casa também. Mas tudo isso agora é passado.
Spa por si só já vale o ingresso. Circuito como poucos, mescla todo o dia de curva. Possui um trecho desafiador e de grande velocidade, tem também suas curvas mais fechadas e pontos de freada forte, sem contar a lendária Eau Rouge. Retas também não faltam. E, para apimentar ainda mais, sempre tem aquela chance de chuva.
Eis Spa-Francorchamps, um dos melhores (ou o melhor dos) circuitos do mundo (Foto: AP)
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2. É HORA DE REAGIR
Nico Rosberg foi massacrado por Lewis Hamilton na parte final do primeiro semestre da F1. Depois de vencer as quatro primeiras provas da temporada, o alemão sofreu alguns percalços, como em Mônaco e no Canadá. Venceu, é verdade, em Baku, mas não conseguiu mais voltar ao alto do pódio. Lewis Hamilton ganhou seis das sete provas antes das férias – aliás, triunfou nas quatro corridas de julho, feito inédito na F1 – e assumiu a liderança do campeonato, abrindo 19 pontos de vantagem.
E isso pode muito bem acontecer em Spa-Francorchamps. A Mercedes deixou para o intervalo das férias a decisão de onde efetuar as mudanças necessárias. A escolha será por uma pista em que dê a chance a Lewis de se recuperar mais facilmente.
Chegou a hora de reagir (Foto: Getty Images)
3. CHEGOU CHEGANDO?
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A Red Bull foi a grande surpresa da primeira parte da temporada. Depois de um ano apagado e marcado por problemas com a Renault, a equipe austríaca colocou a cabeça no lugar, trabalhou duro e conseguiu dar a volta por cima. A assombrosa recuperação a fez vencer a batalha com a Ferrari antes mesmo da pausa das férias.
Os pódios conquistados na Hungria e na Alemanha consolidaram a posição da esquadra dos energéticos como segunda força do campeonato. E agora eles querem mais.
Depois de bater os italianos, a ideia é certamente superar os alemães.
O fato é que a Red Bull vai voltar com sede de alcançar a Mercedes. É bem verdade que a diferença no campeonato é enorme – são 159 pontos. Não é que o time de Christian Horner acredite que possa bater os bicampeões, mas que tem condições de entrar na briga por vitórias frequentemente, especialmente em pistas mais favoráveis.
4. A BRIGA INTERMEDIÁRIA
Com a Mercedes bem estabelecida na frente, e a Red Bull e a Ferrari disputando praticamente entre si, como uma vantagem maior para a primeira, a disputa no pelotão intermediário é entre a
Williams e a Force India.
O
time de Grove, em contrapartida, vive uma situação oposta à da rival. Depois de figurar como terceira força da F1 nos últimos dois anos, a Williams perdeu desempenho. Ainda tem um carro que sofre com o downforce e não lida bem com pista molhada. Apesar dos esforços de seus pilotos, a esquadra nem mesmo entende por que suas peças novas não funcionaram como deveriam.
A Williams precisa de fato reagir, e Spa pode ser uma boa pista para isso. Casa com o difícil FW38. Tem longas retas e curvas de alta, pontos fortes do carro inglês.
Sergio Pérez foi duas vezes ao pódio neste ano (Foto: Force India)
5. A REDENÇÃO
Com investimento maior,
o time preparar um robusto pacote de peças, que incluem uma nova asa dianteira, traseira, assoalho e demais elementos periféricos. A ideia é uma só: sair do zero. A Sauber ainda é a única equipe sem pontos em 2016 e precisa desesperadamente somar tentos para garantir o bônus de fim de ano.
Briga entre Felipe Nasr e Marcus Ericsson terão novas peças (Foto: Beto Issa)
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