GP de São Paulo registra impacto de R$ 1,64 bilhão e aumento de público jovem

De acordo com informações da organização do GP de São Paulo, 267 mil pessoas estiveram em Interlagos ao longo dos três dias de evento. O impacto financeiro foi de R$ 1,64 bilhão

A organização do GP de São Paulo já esperava um aumento de receita de público na etapa desta temporada. E assim aconteceu: as arquibancadas de Interlagos receberam 267 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. O impacto financeiro foi de R$ 1,64 bilhão

Isso representa um aumento de 12,9% em relação a 2022, que teve R$ 1,37 bilhão. Com público de 267 mil, esta edição recebeu 47% mais pessoas que em 2021, pouco mais de 10% em 2022. De acordo com um levantamento da FGV, que foi realizado a partir de informações da Secretaria Municipal de Turismo, a a etapa da F1 na cidade consolidou-se como o principal evento esportivo recorrente do calendário do Brasil.

“Isso gera muito emprego, muita renda. Além da transmissão para 190 países desse evento que leva o nome da cidade para o mundo”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

A exposição midiática também cresceu: 79% foi referente à transmissão do evento pela TV; 14,3% por mídia online e 6,7%, por mídia impressa. O valor total da exposição de mídia gerado nos últimos quatro anos de realização do GP em São Paulo — que, durante o fim de semana, estendeu o contrato com a categoria até 2030 — foi de mais de US$ 1,5 bilhão para a cidade, com média de US$ 374,7 milhões por ano.  

Interlagos teve aumento de público em 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“O GP de São Paulo vem se consolidando ano a ano. Esse fato teve o reconhecimento da F1, que se posicionou pela extensão do contrato até 2030. Com isso, asseguramos a presença de São Paulo no calendário da principal competição do automobilismo mundial. Vamos agora trabalhar no planejamento dos próximos anos para oferecer um espetáculo cada vez melhor para o público e continuar contribuindo com a cidade”, completou Alan Adler, CEO do GP de São Paulo.

Do público que foi ao autódromo, 77% eram de fora da capital, sendo 64,8% de outras cidades do Brasil e 12,2% de fora do país; 23% eram residentes. A presença feminina em Interlagos, que em 2022 havia aumentado em 75,8%, cresceu mais 2,7% em 2023 e passou de 36,4% em 2022 para 37,4% este ano.  

O público mais jovem também compareceu mais ao circuito este ano. O público de 18 a 24 anos passou de 21,3% em 2022 para 21,6% em 2023; na faixa de 25 a 29 anos o crescimento foi de 22,8% para 23,9% este ano. Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito caiu de 28,3% para 25,8% e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 8,3% para 7,1%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 4,1% para 3,7%. 

 Em 2024 o Grande Prêmio de São Paulo já está com data marcada no calendário do Mundial de F1 e acontece nos dias 1, 2 e 3 de novembro. A venda geral de ingressos está marcada para segunda-feira, 13/11, neste site.

Fórmula 1 retorna no dia 18 de novembro com a edição inaugural do GP de Las Vegas, nos Estados Unidos. Será a 21ª e penúltima etapa do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.