Zhou cita confiança e elogia parceria com Bottas na F1: “Aprendo muito com ele”

Com poucas chances de permanecer na F1 2025, Guanyu Zhou falou sobre a parceria com Valtteri Bottas, que existe desde 2022, quando a equipe ainda se chamava Alfa Romeo

Com poucas chances de permanência na F1 2025, Guanyu Zhou deixou de lado a natural rivalidade entre companheiros de equipe e elogiou seu parceiro na Sauber, Valtteri Bottas. O piloto estreou na Fórmula 1 em 2022, quando a Sauber ainda se chamava Alfa Romeo. Foi também o primeiro ano de Bottas na equipe, após passar cinco temporadas na Mercedes.

“Ele é meu primeiro companheiro de equipe, o único desde que entrei na F1. Acho que ter ele naquele ano quando veio diretamente da Mercedes foi bom. Ele tinha muito conhecimento, muita velocidade, é um grande piloto”, disse em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, em Interlagos.

“Consigo aprender muito com ele. Não apenas na pilotagem, mas no lado de engenharia, da forma que se comunica com o time. É muito importante. E a relação melhorou porque tivemos mais respeito com outro, e a confiança”, emendou o chinês.

É fato que a equipe suíça vive um péssimo momento na F1, à espera de 2026, quando a Audi assumirá o controle das operações e deve promover uma verdadeira revolução no time. Já para o ano que vem, o time confirmou a chegada de Nico Hülkenberg, mas ainda não definiu quem será o segundo piloto. Bottas, Franco Colapinto, o brasileiro Gabriel Bortoleto e outros nomes disputam a vaga.

Guanyu Zhou (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Ainda falando sobre o relacionamento com Bottas, Zhou explicou com a confiança entre os dois cresceu dentro da equipe.

“Às vezes precisamos sacrificar um ou outro por causa da performance, não é fácil ter os dois carros bons, e quando fazemos isso, sempre ganhamos um favor em troca, e foi assim que a confiança ficou forte e a relação cresceu. É legal”, concluiu o piloto chinês.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, às 15h30 (de Brasília, GMT-3), acontece a classificação sprint. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.