Haas celebra “recompensa” com ponto de Bearman no Japão: “Um mundo de diferença”
Chefe da Haas, Ayao Komatsu destacou trabalho da equipe para levar Ollie Bearman à zona de pontuação no GP do Japão. Sobre Esteban Ocon, o japonês destacou importância de entender falta de competitividade
Em uma corrida pouco movimentada e marcada pelo baixo número de ultrapassagens, a Haas conseguiu manter Ollie Bearman no top-10 e saiu com um ponto do GP do Japão, disputado no último fim de semana. E o chefe Ayao Komatsu saiu muito feliz com o resultado, tratado por ele como uma “recompensa” ao trabalho dos engenheiros.
Segundo o chefe da esquadra americana, o time esperava muitas dificuldades, mas conseguiu encontrar um acerto para extrair o máximo do carro e tratou bem os pneus ao longo da prova. Além disso, Komatsu ressaltou que as atualizações fizeram a diferença em Suzuka.
“Foi um trabalho realmente bom de todo mundo para fazer Ollie somar um ponto, em décimo”, elogiou Komatsu. “É apenas um ponto, mas faz um mundo de diferença e é uma grande recompensa pelos esforços de todos. Sabíamos que seria um grande desafio, considerando o problema que tivemos em Melbourne”, analisou.
“Mas as atualizações que levamos ao Bahrein funcionaram. E a equipe de engenharia trabalhou duro por três dias para encontrar um bom acerto, tirando o máximo dos pneus e da classificação. A gestão dos compostos foi boa, e a comunicação também”, destacou o japonês.

Do outro lado da garagem, porém, Esteban Ocon finalizou em um apagadíssimo 18º lugar. Ao abordar a corrida do francês, Komatsu admitiu que não foi possível fazer mais em uma prova de tão poucas disputas. Desta forma, pregou foco em entender o que se passou no carro #31, já que Bearman sofreu muito menos.
“Com Ollie, maximizamos tudo que poderíamos hoje. Esteban largou em 18º, e seria difícil de ultrapassar em uma corrida de uma parada, então não conseguimos fazer muito. É sobre margens pequenas. Então, precisamos entender os motivos de não conseguirmos fazer Esteban performar, e então olhar os dados da corrida para tentar colocar os dois carros acima no Bahrein”, finalizou o chefe da Haas.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

