Haas diz que “erros” de rivais permitiram crescimento na F1: “Somos a menor equipe”

Para o chefe da Haas, Ayao Komatsu, evolução da equipe em 2024 tem a ver com erros de Williams, Alpine e Sauber, que não conseguiram se desenvolver mesmo com quadro maior de funcionários

Bastante criticada depois de uma pré-temporada difícil, a Haas superou expectativas na primeira parte da Fórmula 1 em 2024 e foi para as férias de verão na sétima posição do Mundial de Construtores, com 27 pontos. Em um grid completamente separado entre os times de ponta e os concorrentes ‘mortais’, a equipe americana foi ao top-10 seis vezes e se manteve à frente de Alpine, Williams e Sauber no campeonato.

Segundo o chefe Ayao Komatsu, o tamanho da operação da Haas em relação à concorrência indica que as outras equipes cometeram erros em seus projetos, enquanto a esquadra de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg teve um aproveitamento melhor — mesmo com menos funcionários à disposição.

“Não vou mentir. Somos, por muito, o menor time. Se você pensar logicamente, só poderíamos conseguir décimos lugares”, disse Komatsu ao portal alemão Auto Motor und Sport. “O que aconteceu é óbvio: os outros cometeram erros”, admitiu.

“Nosso carro não tinha nada de especial no começo da temporada, era lógico pensar que os outros fariam trabalhos melhores com o triplo de funcionários. Mas a Sauber teve problemas com os pit-stops, a Williams com o chassi e a Alpine com atualizações e o peso”, disse.

Komatsu destacou erros de Williams, Alpine e Sauber na execução dos projetos (Foto: Haas)

Segundo o chefe, inclusive, o desenvolvimento vai continuar. Komatsu destacou que a Haas não pode se dar ao luxo de comandar projetos diferentes ao mesmo tempo, devido ao número menor de pessoas no trabalho, mas ressaltou que várias evoluções de 2024 poderão ser levadas a 2025. Assim, o plano é seguir produzindo atualizações.

“Teremos novas atualizações, com certeza. É claro que temos de encontrar um equilíbrio entre a evolução desse ano e o desenvolvimento do VF-25, e também precisamos manter um olho em 2026. Somos a menor equipe dessa indústria, não podemos trabalhar em projetos paralelos como as outras”, reconheceu.

“Grande parte do carro atual pode ser levada ao ano que vem. É por isso que não queremos parar o desenvolvimento agora”, finalizou o chefe da Haas.

Depois das férias de verão, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.