Haas confirma Fittipaldi como piloto reserva e de testes para Fórmula 1 2023

Pelo quinto ano consecutivo, Pietro Fittipaldi está confirmado como piloto reserva e de testes da Haas para a temporada 2023 da Fórmula 1. Brasileiro conciliará funções com WEC e IMSA

A Haas aproveitou a manhã desta terça-feira (24) para confirmar o brasileiro Pietro Fittipaldi como piloto reserva e de testes da equipe para a temporada 2023 da Fórmula 1. Será o quinto ano consecutivo do piloto na função, que ajuda o time americano a desenvolver o carro utilizado na disputa da principal categoria do automobilismo mundial. No início de janeiro, Pietro já havia anunciado que irá conciliar as disputas de WEC e IMSA no ano que vem.

“Estou muito feliz em continuar com a Haas, uma equipe que eu considero uma família”, disse Fittipaldi. “Será minha quinta temporada na Fórmula 1 como piloto reserva e de testes, e eu estou super animado por estar entrando em 2023, saindo de uma temporada muito competitiva”, celebrou.

No anúncio, a Haas destacou as oportunidades recebidas por Pietro no carro da equipe — além, é claro, de suas funções como piloto reserva. O brasileiro já disputou duas corridas pelo time americano — os GPs de Sakhir e Abu Dhabi, substituindo Romain Grosjean em 2020 —, testou o carro do ano passado na pré-temporada e teve a oportunidade de participar de duas sessões de treinos livres, em México e Yas Marina, além dos testes de pós-temporada.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Atuação de Pietro em testes pós-temporada de Abu Dhabi agradaram à Haas (Foto: Haas)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“No ano passado, eu fiz os treinos de pré-temporada, dois treinos livres nos GPs do México e Abu Dhabi, e o treino de final de ano em Yas Marina. Com isso, já fomos capazes de experimentar algumas coisas para a nova temporada. Estou empolgado em ver o novo carro e os novos desenvolvimentos, e espero que possamos dar um passo ainda maior com o VF-23”, completou o brasileiro.

Chefe da Haas, Guenther Steiner celebrou a continuidade da parceria e rasgou elogios ao brasileiro. Para o italiano, Pietro é um “trunfo” para a equipe e está pronto para assumir o cockpit em caso de necessidade, já que o carro teria se encaixado em seu estilo de pilotagem durante os testes.

“Continuidade e consistência são a chave para o sucesso na Fórmula 1 e Pietro permanecer com a equipe em 2023 me faz acreditar que temos bases sólidas”, disse Guenther Steiner, chefe da Haas. ““Na F1, você precisa ser capaz de reagir com a menor margem possível a qualquer cenário, e Pietro tem desempenho comprovado e está pronto para pilotar a qualquer momento, como fez duas vezes em 2020”, apontou.

“Na última temporada, ele participou de testes de pré-temporada, duas sessões de treinos livres e testes pós-temporada no VF-22 e, surpreendentemente, ao contrário de muitos pilotos do grid, ele disse que este carro combina com seu estilo agressivo, o que é música para meus ouvidos, ainda mais quando o tempo de pista é tão limitado. Ele é um trunfo para a nossa equipe, então estou ansioso para ver sua permanência no time nesta temporada”, afirmou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.