Haas se diz preparada para impactos comerciais diante de tensão Rússia-Ucrânia

Com o alto risco de conflito no leste europeu, a Rússia e algumas empresas do país sofrem com embargos aplicados pela União Europeia e pelos Estados Unidos. Mesmo assim, o chefe da Haas acredita que o time está pronto para este momento turbulento

AS 10 VEZES QUE A FIA INTERFERIU (E MUITO) NAS CORRIDAS DA FÓRMULA 1

A pré-temporada 2022 da Fórmula 1 começou nesta quarta-feira (23), em Barcelona, mas uma equipe específica do grid está com olhos em outros países e a mente no futuro. A Haas, equipe americana que contra com grande investimento russo, está atenta a todos os passos na escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia.

Nas últimas semanas, cresceu a apreensão no leste europeu sobre uma possível invasão russa ao território ucraniano. Na segunda-feira (21), o presidente russo Vladimir Putin reconheceu, em decreto, a independência das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk. O movimento gerou sanções da União Europeia e dos Estados Unidos ao governo e a empresas do país.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Haas, pelo segundo ano seguido, conta com apoio da empresa Uralkali (Foto: Haas)

E é neste momento que a Haas entra como envolvida. Financiada atualmente pelo bilionário russo Dmitry Mazepin, pai do piloto Nikita Mazepin e diretor-executivo da multinacional Uralkali. A equipe já se prepara para sofrer impactos econômicos diante da crescente ameaça de guerra na região.

Guenther Steiner, chefe do time, porém, fez questão de tentar acalmar os ânimos e mostrar que a Haas pode, sim, manter-se com estabilidade economica apesar dos problemas geopolíticos na Rússia e na Ucrânia.

“Não estamos envolvidos na questão política porque isso está distante de mim. Obviamente, como todos, sabemos o que está acontecendo no mundo neste momento, essas coisas estão em toda parte. Acompanhamos e, se acontecer algo, vamos lidar com isso”, afirmou Steiner ao site RaceFans.

“Mas, no momento, não nos envolvemos porque não temos direito de voto nessas coisas, para ser sincero, e fico aliviado que não temos poder de escolha. Estamos aqui pelo esporte e isso é o que eles estão fazendo. Se acontecer algo, sanções ou qualquer outra coisa, vamos lidar com isso. Agora, não há muito a ser feito”, completou.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.