Haas traz Toyota de volta para F1 e fecha parceria técnica a partir do GP dos EUA
Haas anunciou início de parceria técnica com Toyota. Partes vão trocar conhecimento técnico e alianças comerciais. Montadora japonesa estampa carros dos americanos a partir do GP dos Estados Unidos
A Haas anunciou, na noite desta quinta-feira (10), o início de uma parceria técnica com a Toyota. A equipe americana da Fórmula 1 assinou um contrato plurianual com a montadora japonesa, com o departamento automotivo Gazoo Racing, para compartilhar conhecimento e competências técnicas, além de trocas comerciais.
A partir do GP dos Estados Unidos, marcado para o próximo dia 20, a Toyota estampará a marca na VF-24 de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen. A parceria tem como objetivo avançar o desenvolvimento e a competitividade da Haas na Fórmula 1, enquanto os japoneses evoluem as habilidades em diversas áreas, aprendendo com um time presente na principal categoria do esporte a motor.
Relacionadas
“Estou muito animado por Haas e Toyota se juntarem nesta parceria técnica. Ter uma líder mundial no setor automotivo trabalhando junto da nossa organização, enquanto busca desenvolver e acelerar a própria expertise técnica, é uma parceria com benefícios óbvios das duas partes. A capacidade de aproveitar recursos e conhecimentos disponíveis na Toyota, enquanto aproveitamentos dos seus processos técnicos e de fabricação, será fundamental no nosso desenvolvimento e desejo de aumentar a nossa competitividade na Fórmula 1. Em troca, oferecemos uma plataforma para a Toyota utilizar e aprimorar suas capacidades de engenharia interna”, comentou o chefe de equipe Ayao Komatsu.
Ayao também revelou parceria técnica da Haas com a Toyota não interfere com a filiação que a equipe americana tem com a Ferrari, que foi renovada no início de 2024. É a primeira temporada de Komatsu no comando do time, sendo apenas o segundo chefe de equipe da curta história da esquadra no Mundial, substituindo Guenther Steiner.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Temos o prazer de anunciar que a Haas F1 Team e a Toyota concluíram um acordo básico para entrar em uma parceria técnica, como o desenvolvimento de veículos da Haas. Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Sr. Gene Haas, Sr. Ayao Komatsu, Sr. Stefano Domenicali [CEO da Fórmula 1], Sr. Fred Vasseur [Chefe de equipe da Ferrari] e todos os nossos parceiros pela cooperação e compreensão excepcionais nesta parceria. Ao competir ao lado da Haas F1 Team na categoria principal do automobilismo, pretendemos desenvolver pilotos, engenheiros e mecânicos, ao mesmo tempo em que fortalecemos as capacidades da Haas e da Toyota, e desejamos contribuir para o automobilismo e a indústria automotiva”, comentou Tomoya Takahashi, presidente da Gazoo Racing.
Hoje com programas nos Mundiais de Endurance e Rali, a Toyota teve uma marcante e fracassada passagem pela Fórmula 1 entre 2002 e 2009. Apesar dos altos investimentos, a montadora japonesa teve apenas 3 poles e 13 pódios, e acabou encerrando a participação na categoria mesmo com o carro de 2010 já pronto, após registrar um ano em vermelho nos balanços financeiros. É no Endurance, inclusive, onde a Toyota registrou mais sucesso, levando os últimos cinco títulos de Pilotos e Montadoras.
A Haas atualmente ocupa a sétima colocação no Mundial de Construtores, com 31 pontos. 24 deles foram conquistados por Nico Hülkenberg, que é 10º entre os Pilotos. Kevin Magnussen somou 6, enquanto Oliver Bearman, que substituiu o dinamarquês no Azerbaijão, levou 1 tento. Para 2025, a equipe americana já confirmou a troca na dupla de pilotos, com Ollie permanecendo e também a chegada do francês Esteban Ocon, atualmente na Alpine.
O GP dos Estados Unidos, que marca a primeira aparição da marca Toyota Gazoo Racing nos carros da Haas, está agendado para acontecer no dia 20 de outubro, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A prova terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.