Halo, assoalho e capa de motor: F1 chega à China com atualizações em 5 das 10 equipes
RB, Haas, Mercedes, Alpine e Williams atualizaram os carros para o GP da China deste fim de semana. Assoalho e halo foram as principais áreas que sofreram mudanças
A Fórmula 1 chega para o GP da China deste fim de semana com atualizações em cinco das dez equipes do grid. RB, Haas, Mercedes, Alpine e Williams introduziram novidades nos carros em Xangai.
Na Mercedes, a mudança foi pontual, apenas no halo, que foi modificado por melhor performance e fluxo de ar. De acordo com a documentação divulgada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a casa de Brackley introduziu um “pequeno movimento” em ambos os lados da cabine do carro, atrás do halo. Esta alteração gera “pequenos vórtices”, que ajudam a controlar o fluxo de ar, melhorando os efeitos na asa traseira.
Relacionadas
A Alpine, por sua vez, fez diversas mudanças no assoalho. A equipe francesa alterou a estrutura para melhorar performance e fluxo, revisando a parede lateral do difusor letterbox — que são aquelas entradas que ficam mais próximas às rodas —, aprimorando o fluxo ao redor do pneu traseiro.
A Alpine mudou, também, a lateral do assoalho, buscando mais carga. Com uma geometria fortemente revisada, a equipe mira uma mudança significativa no fluxo na dianteira e, consequentemente, aumento do downforce. A extremidade do assoalho também foi alterada, com uma revisão da asa.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Na Williams, a mudança foi feita no halo, com uma atualização na geometria da parte dianteira da cobertura. Esse novo desenho “limpa o fluxo” em torno do halo, melhorando as perdas na abertura do cockpit.
A RB fez uma modificação no encosto de cabeça, que foi reformulado para reduzir a separação do fluxo de ar, melhorando a qualidade dele.
A Haas, por fim, foi a equipe que mais atualizações apresentou. A equipe norte-americana mexeu na extremidade do assoalho, com um layout destinado a melhorar a extração da peça e que funciona em combinação com a nova borda, que teve a geometria alterada, resultando em mais downforce.
A capa do motor dos carros de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg também foi modificada, com a saída central ficando mais estreita, com um layout de veneziana que tem o objetivo de aumentar o resfriamento. A entrada de ar próxima às rodas traseiras também foi alterada, com uma mudança na incidência nos elementos para aumentar a carga local.
Por fim, o retrovisor também teve o desenho alterado, afinando o tamanho da arte frontal para reduzir a resistência e, assim, minimizando o impacto na traseira do carro.
Red Bull, Sauber, Ferrari, McLaren e Aston Martin não fizeram atualizações.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.