Hamilton crê que poderia ter vencido no Japão com “melhor orientação” da Mercedes

Lewis Hamilton acredita que suas chances de vitória em Suzuka em Suzuka seriam maiores com uma melhor orientação da Mercedes em relação ao desgaste dos pneus. Inglês foi terceiro colocado e viu vantagem cair para 64 pontos

Lewis Hamilton foi terceiro no GP do Japão, mas deixa Suzuka com o gosto de que poderia ter saído com a vitória. O inglês pentacampeão liderou algumas voltas e poderia ter seguido na pista, mas a Mercedes preferiu pelo segundo pit-stop, que o deixou atrás de Sebastian Vettel, além do vencedor e companheiro de equipe Valtteri Bottas.

 
Hamilton mostrou uma certa insatisfação pelos dois pit-stops, e acredita que poderia ter vencido a corrida em Suzuka caso fosse melhor orientado pela Mercedes em relação ao desgaste e o comportamento dos pneus.
 
"O time me colocou em uma estratégia de duas paradas. Eu já sabia que seria isso quando me colocaram pneus médios. Com orientação melhor, acho que conseguiria ir até o fim. Quando colocaram o pneu, falaram que seriam duas paradas porque o desgaste era alto", disse o pentacampeão em entrevista à ‘Autosport’.
Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)
"Foi a direção que me deram em termos de tentar diminuir a distância para o Vettel. Então, toda vez que eu tentava me aproximar, gastava muito os pneus. Não tinha jeito de ir até o fim se continuasse naquele ritmo. Se dissessem no início que poderíamos tentar e gerenciar os pneus, poderia ter pilotado diferente e ido até o fim, mas tudo agora é em retrospectiva", seguiu.
 
Chefe de equipe, Toto Wolff admitiu que favoreceu Bottas por conta de sua impressionante largada, superando a dupla da Ferrari formada por Charles Leclerc e Sebastian Vettel. Na visão do austríaco, o importante é proteger a liderança, independente de quem esteja lá.
 
"Tivemos decisões complicadas na corrida. O fato do Valtteri não ter bobeado quando o Seb parou na largada e ter assumido a liderança foi decisivo na corrida. Hamilton em terceiro ficou entre a cruz e a espada. Quando você lidera, precisa proteger sua posição. Se você é terceiro, precisa se arriscar. E foi isso que fizemos: protegemos Valtteri, sempre foi claro que iríamos com ele. Não estamos colocando um contra o outro por estratégia", declarou.
 
Hamilton tem 64 pontos de vantagem para Bottas no campeonato e pode garantir o título na próxima corrida, no México. A Mercedes já é a campeã do Mundial de Construtores.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube