Hamilton faz valer fator casa e vira sobre Rosberg no Q3 para conquistar pole na Inglaterra. Massa larga em 3º
Pela oitava vez em nove corridas na temporada 2015, Lewis Hamilton vai largar na pole-position. O resultado deste sábado, além de frustrar um Nico Rosberg que esteve ótimo durante todo o fim de semana, faz do bicampeão o piloto em atividade com mais poles no Mundial de F1
Lewis Hamilton venceu mais uma batalha interna na Mercedes e conquistou a pole-position para o GP da Inglaterra de F1.
O resultado confirma o 'aniversário' da Mercedes na posição de honra do grid do Mundial de F1. A equipe alemã chegou a 20 poles consecutivas, sendo que a sequência teve início no próprio GP da Inglaterra, há exatamente um ano.
Relacionadas
Para garantir a terceira pole em Silverstone, Hamilton superou Nico Rosberg no Q3 depois de ter sido mais lento que o colega no Q1 e no Q2. Rosberg ficou em segundo.
Felipe Massa, que seguiu o exemplo de Hamilton, foi o único a conseguir melhorar seu tempo no fim do Q3, também virou para cima de seu companheiro de equipe e assegurou a terceira posição no grid. É a primeira vez na temporada que a Williams se classifica com os dois carros à frente das duas Ferrari.
Eliminado ainda no Q1, Felipe Nasr sai apenas em 16º. As duas McLaren também ficaram pelo caminho ainda na primeira parte da sessão.
A largada para o GP da Inglaterra será dada às 9h (de Brasília) deste domingo, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Siga o GRANDE PRÊMIO no INSTAGRAM
e fique ligado para concorrer a PRÊMIOS
#GALERIA(5375)
Confira como foi a classificação da F1 em Silverstone:
|
Distância
5,891 km
Curvas 18
Número de voltas
52
|
Vencedor em 2014 Lewis Hamilton (Mercedes) Resultado da prova
Programação
SAB, 4/7 | TL3
SAB, 4/7 | TC – 9h
DOM, 5/7 | GP – 9h
|
Q1: Kimi 'gasta' pneu e lidera, Nasr é eliminado junto das McLaren
Nem bem a classificação havia começado e a McLaren já vivia o drama de sempre: problemas de tração no carro de Fernando Alonso ameaçaram deixá-lo fora da tomada de tempos, mas a equipe optou por enviá-lo à pista apesar deles. Pelo o que se vira nos treinos, avançar ao Q2 até era uma perspectiva realista. Após o Q1, mostrou-se visivelmente equivocada.
O treino também teve, já no princípio, tempos sendo deletados pela direção de prova. O motivo: extrapolar os limites da pista na curva Copse, a primeira do antigo traçado. Nico Hülkenberg, Sebastian Vettel e Pastor Maldonado foram três infratores pegos no flagra. Charlie Whiting avisou na noite de sexta-feira que a tolerância seria zero.
Na tabela de tempos, as Mercedes foram bem cautelosas de início. Nico Rosberg e Lewis Hamilton nem atacaram tanto, e o alemão se colocou 0s3 à frente. Na casa de 1min33s, ambos já tinham marcas boas o bastante para se garantirem no Q2.
Enquanto isso, a Williams finalmente andou rápida. Valtteri Bottas foi mais rápido que os dois pilotos da Ferrari, ficando a 0s7 de Rosberg. Felipe Massa anotou o sexto tempo. Nada de Toro Rosso e Red Bull se intrometendo no top-6 até então.
No final, a Ferrari ainda mudou para os pneus médios para se garantir e cravou o primeiro e o terceiro tempos da sessão. Kimi Räikkönen tomou a ponta de Rosberg por somente 0s039.
Os eliminados foram Felipe Nasr, por menos de 0s1, as duas McLaren e as duas Marussia. Foi a terceira vez no ano que Nasr ficou pelo caminho no Q1. Na McLaren, a evidente frustração de Jenson Button, 18º, foi bem exemplificada pela falta de resposta ao engenheiro ao ser informado do desfecho.
Q2: Rosberg domina Hamilton outra vez, Ferrari sob pressão
O Q2 começou com a Williams bem outra vez, com Bottas cravando 1min33s273 com os pneus macios. Mas a Mercedes novamente chegou para tomar conta da casa, e com Rosberg de novo à frente de Hamilton.
O alemão pela primeira vez entrou na casa de 1min32s e abriu uma vantagem de 0s0331 para Hamilton tirar no Q3.
Räikkönen é que quase se complicou. O finlandês chegou a ter um tempo de volta apagado por desrespeitar os limites da pista e só respirou aliviado depois que todos completaram os trabalhos no Q2 — ele passou em nono.
Detalhe interessante no final foi a pressão que Williams e Red Bull colocaram sobre a Ferrari na briga por um lugar na segunda fila. Bottas saltou para segundo e Daniil Kvyat subiu para quarto. Vettel foi apenas quinto.
Dentre os eliminados, o drama vivido por Max Verstappen foi grande. A Toro Rosso foi destaque nos treinos e passou ao Q3 com Carlos Sainz, mas o holandês reclamou sem parar pelo rádio que o carro estava horrível em comparação ao que teve nas mãos no TL3. "Não sei como pode ter ficado tão ruim, não tem aderência", lastimou. Ele ficou em 13º.
Os outros degolados foram Sergio Pérez, Romain Grosjean, Pastor Maldonado e Marcus Ericsson.
Q3: a hora da verdade
A primeira mudança de cenário a favor de Hamilton na tomada de tempos foi no começo do Q3. O britânico fechou uma ótima volta em 1min32s248 para tomar a ponta com 0s113 de vantagem para Rosberg. Eles estavam bem à frente dos demais: o terceiro, Bottas, ficou 0s901 distante.
Mas, diga-se, aquilo ali era um excelente trabalho da Williams. Ainda que fosse por pouco, os dois carros estavam mais rápidos que os dois da Ferrari, que tinha Kimi em quinto e Seb em sexto. Restava mais uma volta lançada para que tudo se definisse, e foi o responsável por puxar a fila.
Rosberg, no entanto, não conseguiu buscar. Na verdade, o único que cresceu neste momento foi Massa. O brasileiro encontrou um excelente giro, 1min33s085, para bater Bottas por menos de 0s1.
A Ferrari divide a terceira fila, Daniil Kvyat e Carlos Sainz largam em sétimo e oitavo e Nico Hülkenbreg ficou em nono. Ricciardo, que teve sua melhor volta excluída pela direção de prova, sai em décimo.
A pole menos importante do ano: apenas cinco dos últimos 20 vencedores do GP da Inglaterra largaram na pole. O último foi Sebastian Vettel, em 2009.
Público recorde: as arquibancadas já estiveram cheias neste sábado em Silverstone, e a expectativa para a 66ª edição do GP da Inglaterra é de recorde, com 140 mil pessoas no circuito em que a F1 nasceu neste domingo
F1, GP da Inglaterra, Silverstone, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:32.248 | 14 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:32.261 | +0.013 | 14 | |
3 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:33.085 | +0.837 | 21 | |
4 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:33.149 | +0.901 | 19 | |
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:33.379 | +1.131 | 19 | |
6 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:33.547 | +1.299 | 18 | |
7 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:33.636 | +1.388 | 22 | |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:33.649 | +1.401 | 19 | |
9 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:33.673 | +1.425 | 21 | |
10 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:33.943 | +1.695 | 20 | |
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:34.268 | +2.020 | 14 | |
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:34.430 | +2.182 | 9 | |
13 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:34.502 | +2.254 | 14 | |
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:34.511 | +2.263 | 16 | |
15 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:34.868 | +2.620 | 13 | |
16 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:34.888 | +2.640 | 7 | |
17 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:34.959 | +2.711 | 8 | |
18 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:35.207 | +2.959 | 9 | |
19 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:37.364 | +5.116 | 9 | |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:39.377 | +7.129 | 8 | |
TEMPO 107% | Q1 | 1:39.965 | ||||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:29.607 | 30/06/2013 | |||
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:30.874 | 11/07/2010 | |||
Condições do tempo | SOL | ar: 20-21ºC | pista: 22-24ºC |